Últimas Notícias

Trançando uma nova história





Arte nos cabelos, aprendida em curso do Senac Registro-SP, garante recomeço profissional para empreendedora de Itariri

Trançando uma nova história
Trançando uma nova história

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada em agosto, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 27,6 milhões de pessoas estão desempregadas no país. Mas, se as vagas não aparecem, o que fazer?



Trabalhar como profissional autônomo pode ser uma alternativa para geração de renda. Com a trancista Maria Rodrigues Feliciano, de 29 anos, conhecida profissionalmente como Marion, essa escolha foi a mais assertiva. A jovem conseguiu sair das estatísticas apostando em uma capacitação no setor de beleza, que é um dos que continuam aquecidos no país. 



Como todo brasileiro nessa situação, Marion estava sem muitas perspectivas de como superar o desemprego. Foi por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Itariri e o Senac Registro-SP que sua história ganhou novo entusiasmo. Ela foi aluna do curso gratuito Técnicas de Cortes de Cabelos Feminino e Masculino, oferecido por meio do Atendimento Corporativo da unidade, que desenvolve soluções educacionais, presenciais ou a distância sob medida para empresas públicas e privadas.






“Eu fiquei sabendo do curso e, como sempre me interessei por beleza, resolvi arriscar. Quando eu comecei, estava desmotivada com a minha situação financeira atual, mas também não sabia como superar aquilo se continuasse dentro de casa”, conta.



Durante às aulas, o medo de Marion foi absorvido pela motivação para encarar novos desafios profissionais. “No curso, a professora, além de ensinar as técnicas de corte e penteados, que foram essenciais para começar a trabalhar, também desenvolveu atividades que permitiram com que eu ganhasse autoconfiança.”



De acordo com ela, essa nova característica adquirida foi essencial para obtenção de coragem para desenhar seu plano de negócio e começar a sonhar com o empreendedorismo. “Foi assim que resolvi investir nas tranças. Faz cinco meses que comecei e o trabalho está dando certo. Tanto, que hoje, além de Itariri, também atendo a pessoas de Peruíbe e Itanhaém”, diz.



Agora, Marion planeja conquistar um salão de beleza. “Meu objetivo é abrir um negócio, enquanto isso não acontece, invisto o dinheiro que ganho em mais especializações e mantenho uma página no Facebook para divulgação do meu trabalho. Esse tipo de marketing eu também aprendi no curso. Além disso, percebi que é importante manter-me atualizada e qualificada para conseguir planejar um futuro melhor.”



O curso Técnicas de Cortes de Cabelos Feminino e Masculino foi desenvolvido gratuitamente às pessoas assistidas pelo Departamento de Cidadania e Assistência Social de Itariri. “O objetivo de promover essas capacitações é trazer para as pessoas qualificação, geração de renda, autoestima e também a possibilidade de reinserção no mercado de trabalho, seja como autônomo, seja inserido em alguma empresa”, explica Rita Farias Naka, Diretora do Departamento de Cidadania e Assistência Social de Itariri.



Este é o segundo ano em que a unidade atende o município. Em 2017, foram oferecidos os cursos Atendimento ao Cliente, Técnicas de Cortes de Cabelos Feminino e Masculino e Cuidados Básicos com Idosos. Ao todo, 65 alunos adquiriram uma qualificação. Neste ano, 80 pessoas participaram dos cursos Design de Sobrancelhas e, pelo sucesso anterior, de uma nova turma do Técnicas de Cortes de Cabelos Feminino e Masculino.



O Atendimento Corporativo oferecido pelo Senac desenvolve soluções e diagnósticos customizados para empresas e órgãos públicos. “Todos os cursos são planejados para atender às necessidades dos participantes. No caso de Itariri, nosso foco foi promover capacitações para estimular a formação social e técnica dos alunos, fazendo com que adquiram ou consigam conquistar novamente confiança para reinserção no mercado de trabalho, tenham uma alternativa como autônomos ou ainda inovem na abertura de um próprio negócio”, finaliza Robert Gabriel dos Anjos, gerente do Senac Registro.



Atendimento Corporativo do Senac São Paulo




O Atendimento Corporativo do Senac São Paulo desenvolve soluções educacionais customizadas, nas modalidades presencial e a distância, para organizações públicas, privadas e do terceiro setor, sempre alinhadas aos objetivos estratégicos dessas instituições. Nos últimos 14 anos, o Senac São Paulo capacitou mais de 770 mil pessoas, em cerca de 7,1 mil organizações, tais como Walmart, Basf, Mafpre, EDP, Restoque S/A, Instituto Eurofarma, APAS, Instituto PROA, Motorola Solutions e CREA-SP.

Seu desempenho é reconhecido por especialistas do setor, que também já concederam à instituição 16 vezes o prêmio Top of Mind de RH, na categoria treinamento e desenvolvimento e, em 2018, a colocou entre os 25 Melhores Fornecedores de RH. Empresas interessadas em contatar o Atendimento Corporativo do Senac São Paulo têm à disposição canais exclusivos: 0800 707 1027 e o site www.sp.senac.br/corporativo.



Setembro/2018