Últimas Notícias

Momentos de Paz




Vivemos momentos agitados atualmente. Os últimos acontecimentos no Brasil assustam e nos levam a refletir. Mas há outros momentos movidos pela paz e pelo otimismo, felizmente.


Momentos de Paz
Momentos de Paz 






Estudiosos da atualidade avaliam que o mundo está em transição. Esclarecem que há emergência na adoção de novos valores em nossa conduta pessoal e coletiva. Teremos que remodelar pensamentos, rever valores já conhecidos desde o século XVIII com o Iluminismo, baseado na razão, na ciência e no humanismo. Descrevo para o leitor avaliar os caminhos da paz.

Momentos de Paz
Momentos de Paz 

Um desses autores é o pesquisador canadense Steven Pinker que lançou seu mais recente livro no Brasil, “O Novo Iluminismo” ( Companhia das Letras, 2018 ). Seus estudos indicam que, apesar das aparências, o mundo vem melhorando progressivamente e que nunca houve período de tantos avanços para o bem da humanidade como agora. Segundo o autor, tudo vai bem e ficará ainda melhor. Um otimista, claro.


Para mim, essas conclusões significaram alento, pois guardo comigo sinais de felicidade a partir da oportunidade de ter vivido na segunda metade do século passado e até hoje. Com meus contemporâneos, transpusemos fases, das agruras e dificuldades até as comodidades modernas. Foi uma experiência emocionante desde a infância, em Leme-SP. Falar disso é quase como uma oração de agradecimento. A vivência, a família e o trabalho se inserem nessa prece íntima.






Confesso que a abordagem do tema me foi induzida pela beleza e entusiasmo contagiante dos alunos de uma escola particular gratuita, o Núcleo Assistencial “Joanna de Ângelis”, de Botucatu-SP, na data cívica da Independência. A coreografia apresentada anunciou com otimismo os verdadeiros caminhos da paz no Brasil multicolorido. Engrandeceram nossa pátria, renovando valores humanísticos, nobres e éticos, anunciados há séculos. 


Trouxeram paz e esperança aos nossos corações. Concluí que, apesar das trapalhadas dos adultos modernos, são as crianças que nos ensinam novos caminhos da paz... 

Parabéns a todos os otimistas esclarecidos!

Francisco Habermann
Francisco Habermann 


Francisco Habermann fhaber@uol.com.br