Últimas Notícias

IX Encontro de Jongueiros Paulista






Aconteceu no final do mês de agosto, nos dias 25 e 26, o IX Encontro de Jongueiros Paulista, em Cananéia. 

IX Encontro de Jongueiros Paulista
IX Encontro de Jongueiros Paulista 


O tão esperado Encontro! Esperado por todas as comunidades jongueiras do Estado de São Paulo. A Comunidade Jongo Tiduca, da Associação grupo Cultural Tiduca teve a responsabilidade de organizar e sediar este evento de visibilidade estadual. 

Todo planejamento de um ano começou a se realizar na noite de sexta, quando integrantes da AGCTiduca se reuniram na Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, para arrumar e deixar tudo pronto para na manhã de sábado receber as comunidades participantes, que começaram a chegar a partir das 8h30 da manhã. 

IX Encontro de Jongueiros Paulista
IX Encontro de Jongueiros Paulista 


O período da manhã foi reservado para a recepção e acomodação das comunidades e também para a preparação da Praça Theodolina Gomes – Tiduca para a realização do Encontro. 
IX Encontro de Jongueiros Paulista
IX Encontro de Jongueiros Paulista 

O almoço foi servido às 13h, e logo após tiveram as reuniões de Mestres e Lideranças e também das Lideranças Jovens Jongueira. Às 16h30 teve o início das atividades na Praça, com o lançamento do segundo livro escrito pelo Coletivo Jovem Tiduca, “Caminhos da Tiduca: a história da personalidade negra cananeense Theodolina Gomes”, após o lançamento, deu-se o início das rodas do jongo com a Comunidade Jongo Guaianás, seguida por Comunidade Jongo Crioulo, Comunidade Jongo Embu das Artes e Comunidade Jongo Dito Ribeiro. Uma pausa para o jantar, que foi servido ao som do Fandango Caiçara

O retorno das rodas de Jongo foi com a Comunidade Jongo Piquete, e na sequência, Comunidade Jongo Tamandaré, Comunidade Jongo Filhos da Semente, Comunidade Jongo Mistura da Raça. 

Antes da apresentação da Comunidade Jongo Tiduca, o líder Daniel Rodrigues, entregou uma homenagem a Maria Juliana Pedro Rodrigues, Raul Rodrigues, Maria de Lurdes Almeida Camargo e Virgínia Izabel Istvanffy precursores e idealizadores da “Praça Tiduca” e o tombamento da personalidade Tiduca. Homenagem feita foi o momento de o Jongo Tiduca mostrar a todos os presentes (comunidades jongueiras de São Paulo e Rio de Janeiro, munícipes de Cananéia e do Vale do Ribeira e amantes da cultura) toda a sua energia. Ao som dos tambores (tambu, candongueiro e caxambu), dos pontos (músicas) e palmas, integrantes do Jongo Tiduca dançaram, jongaram e encantaram, elevando a energia a um ponto altíssimo. 

Terminada as apresentações das comunidades, o jongo continuou com a roda livre e foi até amanhecer o dia. Após o café da manhã, ainda deu tempo de mais um pouco de jongo, antes que as comunidades seguissem para suas cidades. 

Para esse evento atingir o alto grau de importância e receber cerca de 300 pessoas na Praça Tiduca, a AGCTiduca contou com a colaboração, ajuda e parceria do comércio local, dos associados, diretoria e professores da E. E. “Profª. Yolanda A. S. Paiva”, Programa Escola da Família da Escola Yolanda, Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia, Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Cananéia, IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, integrantes da Associação, Comunidades Jongueiras participantes, Associação Rede Cananéia, amigos e familiares. 

A Associação Grupo Cultural Tiduca agradece imensamente a todos e, principalmente, aos integrantes da Comunidade Jongo Tiduca – AGCTiduca e ressalta que sem o apoio de todos, a realização deste evento e de tantos outros trabalhos desenvolvidos pela mesma, não seriam possíveis.