Últimas Notícias

IDEB aponta avanços no ensino municipal no Vale do Ribeira






O nível das escolas municipais no Vale do Ribeira está melhor em relação a 2015. De acordo com os dados do IDEB 2017 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgados pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (3), a região avançou no desempenho da educação de base. 

 IDEB aponta avanços no ensino municipal no Vale do Ribeira


A nota média de 23 dos 25 municípios associados ao Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR) foi 6,64. No Brasil, 5,6, enquanto no Estado foi 6,6.

As cidades de Ribeira e Itaóca não constam da avaliação por não oferecerem salas de 5º ano na educação infantil municipalizada.

A faixa que teve melhor desempenho foi a dos anos iniciais. Em relação aos 5º anos, os 23 municípios avaliados superaram as metas estipuladas para o ano de 2017. Nove cidades apresentaram nota igual ou superior à média do Estado (6,6).

Wilber Rossini, superintendente do CODIVAR, acredita que a atuação do consórcio por meio da Câmara Técnica de Educação tem contribuído para a melhora dos indicadores da Educação na região. “São 50 membros que atuam de maneira integrada para aprimorar a gestão e a qualidade da Educação. Estes profissionais têm o apoio de instituições renomadas como a Fundação Itaú Social, Oficina Municipal e Fundação Konrad Adenauer, que cooperam por meio de projetos educacionais”, pontuou Rossini.




O presidente do consórcio e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, parabeniza os educadores, gestores municipais e servidores públicos pelos resultados alcançados e destaca a importância de tratar a Educação como prioridade. “A avaliação do IDEB demonstra que os municípios estão no caminho certo. O CODIVAR trabalha pela ampliação de parcerias para que as cidades associadas disponham das melhores ferramentas educacionais para prepararem os alunos para o futuro”.

OUTROS DADOS – Dezessete cidades ultrapassaram a meta para 2017 com média superior à 6,0. Três municípios apresentaram nota inferior a 6,0, porém, todos evoluíram em relação aos apontamentos dos anos de 2015 e 2013, atingindo a meta estipulada no ensino fundamental nos 5º anos.

A avaliação do IDEB também revelou que 20 municípios registraram nota superior à 6,0 nos 5º anos no ensino fundamental, independente de atingir ou não a meta projetada.

Os municípios avaliados foram: Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itapirapuã Paulista, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Pariquera-Açú, Pedro de Toledo, Registro, Ribeirão Grande, Sete Barras, Tapiraí, Peruíbe e Itanhaém.


 Veja também essa matéria: 

IDEB de Registro-SP supera média de países Desenvolvidos