Últimas Notícias

Especialistas do Shimane International Center (Japão) visitaram a Ilha Comprida







Ilha Comprida - Recepcionados pelo prefeito Geraldino Júnior e diretores do município , na Vila de Pedrinhas, especialistas em Educação Ambiental do Shimane International Center (Japão) , da Japan Internacional Cooperation Agency (JICA) - instituição do governo japonês- e da Shimane University visitaram a Ilha Comprida no sábado 22/09, e anunciaram a possibilidade de investir na área de Educação Ambiental no município, a exemplo do trabalho realizado na cidade de Caçapava, interior de São Paulo. 

Especialistas do Shimane International Center (Japão) visitaram a Ilha Comprida
Especialistas do Shimane International Center (Japão) visitaram a Ilha Comprida

O gerente de projetos do Shimane International Center , ARIMA Kiichiro, contou que o programa mundial de educação ambiental surgiu de uma tragédia com o encontro de um bebê de baleia morto em razão da ingestão de plásticos lançados no mar. “Hoje ,sabemos que o mar de todo o mundo está cheio de lixo que o ser humano joga. Pensando na importância de manter esse planeta sustentável, iniciamos o projeto há três anos, em Caçapava. Hoje, ele está na segunda fase, que é a conscientização dos cidadãos!”, explicou Arima. 

Especialistas do Shimane International Center (Japão) visitaram a Ilha Comprida
Especialistas do Shimane International Center (Japão) visitaram a Ilha Comprida


Ao elogiar a conscientização da população do Japão e dos exemplos que dá para o mundo, o prefeito Geraldino Júnior agradeceu a visita da comitiva e afirmou que o município está de portas abertas e pronto para firmar parcerias. “Será uma honra contarmos com esse trabalho, já que somente pelo investimento na educação conseguiremos conscientizar as pessoas sobre a importância de se conservar o meio ambiente”, afirmou o prefeito. Geraldino lembrou o exemplo que os japoneses deram na Copa do Mundo ao limparem o estádio todas as vezes que o Japão jogou. “ O ensinamento maior vem do exemplo”, elogiou. 

Integraram a comitiva japonesa ARIMA Kiichiro - Gerente de projetos do Shimane International Center; os especialistas MATSUMOTO Ichiro; TAKATSUKA Hiroshi ; o vice presidente da Associação de Pássaros do Japão, SATO Hitoshi –; o diretor da Shimane, TAMAGUSHI Kazuyo, além de interprete e coordenadores locais.

 A comitiva foi recepcionada pelos diretores do departamento de Obras, Márcio Ragni, de Planejamento Urbano, Pérsio, pela psicóloga do CRAS,Linda Saba, por Nezinho Lisboa e técnicos Paulo Hanae, Maurício Santiago e Cristian Negrão. 





Parte do Programa de Cooperação Técnica para Projetos Comunitários da JICA, o Projeto de Educação Ambiental tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento das habilidades práticas para educação ambiental e promoção da compreensão e das iniciativas de proteção ambiental junto às crianças e aos cidadãos da cidade. 

Palestra sobre processamento de pescado 


Na Escola de Pedrinhas, a comitiva assistiu à palestra do empresário Paulo Hanae , da Ilha Comprida, sobre processamento de pescado e o aproveitamento de descartes de peixes ao longo da orla. 

A convite do governo japonês, Hanae passou 45 dias no Japão para conhecer o processamento da carne de peixe. Seu objetivo é transformar o descarte de descarte de peixes na orla em alimento por intermédio de processamento com a experiência e técnicas japonesas.Paulo é funcionário da Prefeitura da Ilha no Boqueirão Sul.