Últimas Notícias

COMDDEF de Registro-SP celebra o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência






O eixo principal da celebração foi a prevenção, considerando que existem deficiências adquiridas pelas imprudências, em especial as relacionadas com o trânsito e objetivando trabalhar com a base da população registrense, promoveu concurso de criação de placas com a temática.
COMDDEF de Registro-SP celebra o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência
COMDDEF de Registro-SP celebra o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Registro-SP, por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, através do Conselho Municipal dos direitos da Pessoa com Deficiência e/ou Mobilidade Reduzida – COMDDEF e em parceria com as Secretarias Municipais de Trânsito e Mobilidade Urbana e Educação, realizou na manhã da última sexta-feira, 21 de setembro, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), solenidade em comemoração ao Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, instituído em 2017. A data municipal é inspirada nas comemorações pelo dia 21 de setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

COMDDEF de Registro-SP celebra o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência
COMDDEF de Registro-SP celebra o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência

Compuseram a mesa para a abertura oficial do evento o prefeito Gilson Fantin, a presidente do Fundo Social, Maria Amélia Fantin; os Secretários Municipais de Trânsito, Assistência Social e Educação, Marcos Koyama, Ademilda Suyama e Cinira Alves, respectivamente, além do vereador Fábio Tatu, representando a Câmara Municipal e a presidente do COMDDEF, Vera Regina Fumie Hashimoto. Também estiveram presentes os Secretários Municipais Noel Rosa e Jô Rangel, o vice-presidente do Rotary Club de Registro, Felipe Rafael (Fefeu), superintendente regional do DETRAN em Registro, Márcio Ribeiro, além dos pais e amigos das alunas premiadas.







Na ocasião, o prefeito Gilson Fantin disse que se trata de mais um momento importante para a administração. “logo nos primeiros meses de gestão, nos comprometemos em criar instrumentos e espaços e fortalecer os Conselhos para incluir as pessoas. Em relação à acessibilidade, o município conta hoje com mais de 200 rampas e ainda falta muito. É um trabalho que envolve todas as secretarias. Promover a qualidade de vida e a autoestima, esse é o legado que queremos deixar e investimos no maior capital que uma cidade pode ter, que são as pessoas”, destacou o prefeito.



Os demais discursos destacaram a importância de sensibilizar e informar a sociedade registrense sobre a prevenção, da atuação do Conselho no município, das responsabilidades, das ações e do exercício da cidadania. Em seguida a conselheira Priscila Mandú, apresentou dados estatísticos das sequelas provocadas pelas imprudências no trânsito.



Outro palestrante foi Edson Endo, cadeirante, cuja deficiência foi adquirida após acidente de carro, relatou as circunstâncias do incidente e promoveu uma reflexão acerca da reponsabilidade do condutor e os desafios enfrentados pelos deficientes físicos. Ele avaliou que houve melhora na acessibilidade em Registro e o compartilhou seu exemplo de superação. Hoje, funcionário do DETRAN SP, na cidade, também é respeitado pelo seu talento musical, como guitarrista de uma banda local. “Deficiência e Trânsito tem tudo a ver comigo. É importante essa conscientização para condutores de veículos, pedestres e, principalmente, ciclistas que andam na contramão. Sabemos que é um processo longo, apesar dos progressos e Registro está no caminho certo”, celebrou Endo.



A premiação das alunas vencedoras do concurso encerrou a solenidade. Todas receberam medalhas, certificado de participação e prêmio surpresa oferecido pelo Rotary Club e Associação dos Comerciários, nesta ordem:

1º lugar: Natally Kerpen Rodrigues de Souza

Escola: EMEB Anna Pinto Banks

4º ano “A”

Professora Shirley Ayako Tanaka Murata



2º lugar: Raphaelly Stephany Ribeiro Santana

Escola: EMEB Bairro Pedreira do Arapongal

5º ano “A”

Professora Suzana Setsuko Vieira



3º lugar: Natali Dias Rodrigues

Escola: EMEB Nicea Hirota da Silva

5º ano “B”

Professora Fátima Lima Neves



“Nossa intenção é fazer com que os alunos reflitam sobre alguns atos que são inadequados e colocam pessoas e vidas em risco. Esperamos que através dessa campanha, as crianças sejam os multiplicadores de boas condutas e cidadãos conscientes e respeitosos, pois nos deparamos com as diferenças e semelhanças que nos obrigam a comparar, descobrir, ressignificar, compreender, agir, buscar alternativas e refletir sobre nós mesmos e sobre os demais”, declarou a presidente do COMDDEF, Vera Regina Fumie Hashimoto.



Vale ressaltar que o município atende, por meio do Fundo Social de Solidariedade, pessoas vítimas de acidentes com mais de 20 itens ortopédicos de uso contínuo, entre cadeiras de roda/banho, muletas e cama hospitalar.



Por fim, a Prefeitura, através de Termos de Cooperação e parcerias, atende entidades do 3º setor que assistem pessoas com deficiência, em seus diversos graus, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Registro – APAE, a Associação da Pessoa com Deficiência – AÇÃO E a Associação Amigos do Autista – AMAR.



No período da tarde o COMDDEF, em parceria com a Secretaria Municipal do Trânsito entregou panfletos educativos pertinentes à prevenção de acidentes