Últimas Notícias

Assembleia do CODIVAR apresenta propostas de ações do Plano Estratégico





A cidade de Juquiá sediou na última sexta-feira (14/09) a Assembleia de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR). 

 Assembleia do CODIVAR apresenta  propostas de ações do Plano Estratégico
 Assembleia do CODIVAR apresenta  propostas de ações do Plano Estratégico


Os prefeitos conheceram dados econômicos apurados nas primeiras etapas de estudo do Plano de Desenvolvimento Estratégico do Vale do Ribeira 2018-2030 (PDE-VR). O encontro fez parte da programação da EXPOJUQUIÁ.

O PDE-VR consiste na análise de demandas dos 25 municípios em quatro eixos: Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Mobilidade e Meio Ambiente. O trabalho é desenvolvido pelo CODIVAR em parceria com o Instituto Jus, com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (CONSAÚDE), com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB) e com o Parlamento do CODIVAR/UVESP.

O presidente do Instituto JUS Sinoel Batista apresentou as propostas de ações para atender os objetivos do plano. As informações foram coletadas durante as visitas técnicas realizadas por alunos do curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP) que integram o Grupo de Trabalho (GT).




Consultora do instituto, Tamara Ilinsky abordou sobre o trabalho dos pesquisadores junto aos prefeitos e gestores municipais. “Foram obtidas informações com importantes detalhes técnicos. Isso vai facilitar a definição das propostas que serão analisadas e decididas por este colegiado”. O estudo deverá ser concluído em dezembro.

O presidente do CODIVAR Marco Aurélio Gomes agradeceu aos prefeitos pela receptividade aos integrantes do GT. “A colaboração de todos neste processo é fundamental para elaborarmos um plano que traga mais qualidade de vida para a população. Precisamos pensar no presente e planejar o futuro”, afirmou Gomes.

EXPOJUQUIÁ – O prefeito anfitrião Renato Soares acompanhou os prefeitos em visita ao recinto da Expo Juquiá Feira da Pupunha, Agronegócio e Gastronomia Regional, que aconteceu de 13 a 16 de setembro no Centro de Eventos da cidade. A programação do evento incluiu palestras com temas do agronegócio, atrações artísticas e culturais, além de praça de alimentação que prestigiou a culinária local.

UNESP – Os prefeitos aprovaram Moção de Congratulação à UNESP – Campus Registro pelos 15 anos de atividades no Vale do Ribeira. Neste período, a instituição formou cerca de 300 engenheiros. A proposta de implantação da universidade na região surgiu durante as discussões do Plano de Desenvolvimento Estratégico promovido pelo CODIVAR em 1999. A UNESP é parceira do consórcio na elaboração do PDE-VR 2018-2030.

USP LESTE – Também foi aprovada Moção de Agradecimento ao diretor do curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Fernando Coelho, pela parceria na atualização do PDE-VR.

Participaram da assembleia os prefeitos Renato Soares (Juquiá), Marco Aurélio (Itanhaém), Gilson Fantin (Registro), Ezigomar Pessoa (Miracatu), Dinamerico Peroni (Itariri), Janete Sarti (Barra do Turvo), Wilson Almeida (Iguape), Frederico Batista (Itaóca), Luciano Polackez (Apiaí), Gabriel Rosa (Cananéia) e Durval Adélio de Morais (Eldorado).

Estiveram presentes os vice-prefeitos Wagner Costa (Pariquera-Açu) e Leandro Volpini (Jacupiranga), o presidente da Câmara de Barra do Turvo Élcio Siva Reis e o vereador Alcídio Bonrruque, e o superintendente do CONSAÚDE José Antônio Antoczesc.