Últimas Notícias

APRECESP e Estado celebram acordo de fomento ao turismo sustentável






Turismo e conservação em áreas protegidas foi o tema do 5º Encontro Temático da Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias de São Paulo, a APRECESP. 

APRECESP e Estado celebram acordo  de fomento ao turismo sustentável
Da esquerda para direita: Rodrigo Levkovicz, diretor-executivo da Fundação Florestal; Marco Aurélio Gomes, prefeito de Itanhaém e presidente da Aprecesp; Junior Aprillanti, secretário estadual de Turismo; e Eduardo Trani, secretário estadual de Meio Ambiente.


A abertura do evento, que aconteceu no Parque da Água Branca, em São Paulo, contou com as presenças do presidente da entidade Marco Aurélio Gomes e dos secretários estaduais Eduardo Trani (Meio Ambiente) e Junior Aprillanti (Turismo).

A série Encontros Temáticos é uma realização da APRECESP que teve início em 2018. A proposta é debater oportunidades e soluções trazidas pelos temas destacando as potencialidades das cidades turísticas e auxiliando no enfrentamento dos desafios.

Gestores municipais, representantes de associações, entidades não-governamentais e do trade turístico estiveram entre o público presente. O tema pautado foi a pedido da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que considerou oportuno discutir em conjunto com setor de turismo e a iniciativa privada sobre a importância da integração das pessoas com as áreas de preservação.

Durante o encontro, foi assinado protocolo de intenções entre a APRECESP, a Fundação Florestal e a Secretaria de Meio Ambiente que visa o desenvolvimento de projetos e atividades voltadas à temática ambiental, além da realização de atividades educativas a fim de fomentar a prática do turismo sustentável. 






As secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Fundação Florestal celebraram convênio que se destina a integrar as atividades desenvolvidas pelos órgãos com o objetivo de potencializar as ações turísticas nas regiões em que estão situadas as áreas naturais protegidas.

“Esperamos com essa parceria oportunizar aos turistas que buscam São Paulo que desfrutem destes espaços mantendo-se o equilíbrio entre o uso público, conservação e preservação com previsão de resultados positivos e efetivos”, destacou o presidente da APRECESP Marco Aurélio.

PALESTRAS – Após a solenidade oficial de abertura, palestraram aos convidados: Peter Kronstrom, do Instituto Copenhagen de estudos para o futuro; João Mauro Azevedo Carrillo, coordenador de uso público da Fundação Florestal; Paulo Henrique dos Santos, técnico de apoio à pesquisa científica e tecnológica do Instituto Florestal; e Maria de Fátima Scaff, pesquisadora científica do Instituto de Botânica.

ENCONTROS TEMÁTICOS – A série foi iniciada em março deste ano em São Luiz do Paraitinga com o tema Patrimônio Histórico e Cultural. Em seguida, em Itu, o encontro abordou Turismo Rural. Em São Roque o assunto foi Turismo Ferroviário e em São Sebastião foi tratado sobre Turismo Náutico. As próximas reuniões já estão agendadas: dia 23 de outubro, em São José dos Campos, com o tema Destinos Turísticos Inteligentes; dia 7 de novembro Turismo & Bem-Estar, em Santo Antônio do Pinhal; e 22 de novembro Economia Criativa – um novo olhar para o futuro, em Embu das Artes.



Participaram do encontro o diretor-executivo da Fundação Florestal Rodrigo Levkovicz e o diretor da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), Luiz Del Vigna.