Últimas Notícias

Alunos de Pariquera recebem cartilhas de Educação Ambiental






Alunos da EMEF Presidente Vargas. Foto: Prefeitura de Pariquera-Açu 

Alunos de Pariquera recebem cartilhas de Educação Ambiental
Alunos de Pariquera recebem cartilhas de Educação Ambiental


Na manhã desta segunda-feira (17/09), o Departamento de Meio Ambiente realizou o lançamento da Cartilha de Educação Ambiental, que conta com a parceria do Departamento de Educação e será distribuída aos alunos da Rede Municipal de Ensino em comemoração à Semana da Árvore. 

Foram confeccionadas mais de 1.200 cartilhas que chegarão às mãos de professores e estudantes do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental das escolas municipais para serem trabalhadas dentro da sala de aula. 

O material trata de temas importantes, como coleta seletiva, reciclagem, preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, entre outros. 

A Diretora de Meio Ambiente de Pariquera-Açu, Renata Lima apresentou como o trabalho será desenvolvido nas escolas: “A cartilha será aplicada em sala de aula por todos os professores, envolvendo as diversas áreas do conhecimento, de acordo com o conteúdo programático. É um material que dá suporte à educação ambiental de forma bem clara, para que os alunos possam levar para casa e conversar sobre o tema com os pais”. 

“Temas como a importância dos cuidados com o meio ambiente já fazem parte do conteúdo desenvolvido em aula na rede municipal. A cartilha veio para complementar a parte diversificada, enriquecendo a grade curricular dos alunos.” destacou a professora e Diretora do Departamento de Educação, Maria Alaides Caldeira. 

Outras ações do Departamento de Meio Ambiente em Pariquera-Açu: 

O cenário ambiental de Pariquera-Açu tem se destacado graças aos trabalhos realizados pelo Departamento de Meio Ambiente. Recentemente o aterro Sanitário Municipal de Pariquera-Açu recebeu teve sua nota elevada para 9,5 e recebeu a Licença de Operação expedida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). 

O Departamento de Meio Ambiente também está cadastrando áreas sem uso para plantio de mudas nativas, em parceria com a Sabesp e Autopista. 

A Campanha “De Olho no Óleo” continua em andamento. A cada 2 litros de óleo usado entregue nos postos de coleta, você recebe 500 ml de desinfetante. Para isso, é preciso entregar o óleo em uma garrafa pet bem fechada em qualquer um dos postos de saúde. 

Junto com a Campanha “De Olho no Óleo”, o Departamento de Meio Ambiente realiza a campanha de reciclagem, pelo Programa “Escola Amiga do Meio Ambiente”, que até o momento, já arrecadou 2 toneladas de resíduos recicláveis. 

Ações como estas possibilitaram que Pariquera-Açu melhorasse cada vez mais no programa “Município Verde-Azul”, que identifica em todo o Estado de São Paulo as cidades que mais avançaram nas políticas públicas ligadas ao meio ambiente. 



Serviço 

Departamento de Meio Ambiente 

Rua XV de Novembro, 686, Centro 

Telefone: (13) 3856-7100