Últimas Notícias

14ª EXPOJUQUIÁ supera expectativas e é recorde de público.






“Mais de 50 mil pessoas prestigiaram a maior Feira temática do Vale do Ribeira”

14ª EXPOJUQUIÁ supera expectativas e é recorde de público.
14ª EXPOJUQUIÁ supera expectativas e é recorde de público. 


Entre os dias 13 a 16 de setembro, Juquiá mais uma vez foi palco da grandiosa ExpoJuquiá, um espetáculo considerado um dos maiores eventos temáticos. Afeira da pupunha, agronegócio e gastronomia regional, gerou oportunidades, investimentos, negócios e conhecimentos.

14ª EXPOJUQUIÁ supera expectativas e é recorde de público.
14ª EXPOJUQUIÁ supera expectativas e é recorde de público. 

Oficialmente incluída no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, com uma estrutura de 2.850 metros quadrados, a ExpoJuquiá é composta por praça de alimentação, tenda musical, arena, arquibancada, camarote, palco, parque de diversões, estandes de exposições e espaço Workshop. 

Em sua 14ª edição, o evento desponta como um dos maiores e mais importantes do Brasil. Realizada no centro de eventos Ismael Jaze, o evento reuniu, autoridades, profissionais de vários segmentos, formadores de opinião, munícipes e turistas.

O Público estimado durante todo o evento foi de mais de 50 mil pessoas. Além do palco principal, a festa contou com o “Palco 2”, um espaço pensado para garantir o entretenimento do público da festa das 20h até a hora do Show principal no Palco 1, neste espaço passaram atrações locais e Regionais. 

14ª EXPOJUQUIÁ supera expectativas e é recorde de público.
14ª EXPOJUQUIÁ supera expectativas e é recorde de público. 
Uma ampla área possibilitou a demonstração de diversos produtos dos gêneros agropecuários, entre equipamentos, implementos, insumos e indústria, além da importante participação da Aciaju (Associação Comercial de Juquiá) e do Sebrae-SP, impulsionando negócios, parcerias, investimentos, oferecendo informação, capacitação e novas oportunidades. 

O tradicional evento contou com diversas apresentações culturais, shows, exposições de artesanato, parque de diversões e praça de alimentação. Diversas palestras foram ministradas durante o evento. 

A gastronomia ficou por conta do Fundo Socialde Solidariedade, representado pela primeira-dama Laumar Soares, que marcou presença com a equipe do Fundo social e voluntariados, onde apresentaram a culinária de iguarias preparadas do palmito pupunha. 

No dia 13 de setembro,foi realizada a abertura oficial da festa com inúmeras atividades técnicas e culturais. Pela manhã aconteceu o 5º Encontro do Jovem Agricultor do Futuro, uma ação realizada pelo Convênio entre os Sindicatos Rurais Patronais do Vale do Ribeira, FAESP e SENAR em parceria com a Prefeitura Municipal de Juquiá, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. 





O evento contou com a participação de aproximadamente 250 jovens das cidades Juquiá, Miracatu, Pedro de Toledo, Registro, Sete Barras e Jacupiranga, onde realizaram ao longo do dia atividades integrativas, palestras, uma apresentação teatral com o grupo "CAIXA PRETA", e ainda o plantio de Ipês, representando os sindicatos patronais da região. 

A noite no palco principal, com uma estrutura digna para grandes espetáculos, o Grupo Ministério de Música Jesus, e a cantora gospel Nívea Soares, emocionaram a todos os presentes com louvores e orações. 

Dando sequência, no dia 14/09, mais eventos técnicos com o 8º Seminário Estadual do Palmito Pupunha,dentre os temas abordados nas palestras: Manejo Inteligente de Doenças da Pupunheira (Profº Dr. Wilson S. Moraes - Apta Vale do Ribeira); Controle de Plantas daninhas na Cultura da Pupunha (ProfªDrª Elza Alves Correa UNESP/REGISTRO); Licenciamento Ambiental (Geraldo do Amaral Filho Diretor CETESB); Mercado Institucional Venda ao Governo (Luiz Bambini); Startup Agrícola (Jardel Jose Busarello Gerente SEBRAE); Adubação Calagem e Nutrição da Pupunheira (ProfºDrº Danilo Eduardo Rozana UNESP/REGISTRO); Palestra da Investe SP, sobre como atrair investimentos para o estado e a capacitação para as empresas para exportação (Paulo Brusqui, Coordenador da Investe SP), além do Lançamento do Livro “Palmito Pupunha do Plantio à Colheita” APUVALE. 

Para o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Rafael Guimarães, não há dúvida que o seminário deste ano, proporcionou uma grande rede de interação entre produtores, empresários, fábricas, acadêmicos, estudantes, gestores públicos e sociedade civil, que consequentemente potencializa toda cadeia produtiva do palmito pupunha. 

Durante a tarde, aconteceu a Assembleia de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR), que faz parte da programação da 14ª ExpoJuquiá. Já a noite contou com Shows dos Sertanejos Regionais, Daniel & Jorge Lucca e Matheus Henrique & Gabriel, que fizeram a galera tirar o pé do chão. 





O sábado 15/09, foium dia de aprender com o Encontro da Agricultura Familiar com diversas palestras como: Café no Vale do Ribeira: Principais Técnicas de Manejo (ProfºDsc Alex Mendonça Carvalho UNESP/REGISTRO); Painel de Crédito Rural: Linha de Financiamento Agrícola (Instituições Financeiras); Sistema AgroFlorestal com Pupunha (Eng°Agr° Leo Godard Floresta Viva); Sistemas AgroFlorestais no Vale do Ribeira (Eng° Florestal Artur Dalton de Melo COOPERAFLORESTA)e pela noite os Shows de Rock e o 1º Encontro Moto Clubes aqueceram a temperatura da plateia, que em seguida foram presenteados comum grande show sertanejo do trio “Os Marvados”. A tenda eletrônica“ExpoMix”, foi outro atrativo que bombou na 14ª edição da ExpoJuquiá. 

No dia 16/09, encerrando a grade de shows e abrilhantando o encerramento do evento, a cantora Naiara Azevedo incendiou e levantou o público que respondeu a altura entrando no clima com os grandes sucessos da artista. 

Na oportunidade a Primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Laumar Soares, agradeceu a colaboração de todos, - “A festa foi maravilhosa, o Fundo Social esteve com os pratos típicos regionais e que tem sido um sucesso no decorrer desses anos, agradecer também a arrecadação e a contribuição de todos com o quilo de alimento, ano passado nós conseguimos atender mais de 600 famílias e esse ano esperamos superar essa quantidade. É muito amor envolvido” afirmou a primeira–dama, que disse ainda: “Quero agradecer ao meu esposo, prefeito Renato Soares, por se empenhar e a toda comissão organizadora por essa festa que já é um grande sucesso”, declarou Laumar Soares. 

De acordo com o prefeito Renato Soares, a EXPOJUQUIÁ é uma festa que já se consolidou na região, -“é uma das maiores Feiras Temáticas, nosso grande objetivo é trazer os expositores para dentro da festa e que os mesmos façam negócios, uma feira de exposições tem que gerar negócio e lucro para as empresas, que acabam sustentando e bancando toda essa estrutura, nós fazemos este evento de portas abertas, ou seja, com apenas 1 Kg de alimento, toda população pode assistir shows de renomes, pois sabemos da dificuldade do nosso povo. Eventos como esse, garantem o entretenimento e trazem alegria, e esta também é uma política pública que nossa gestão exerce, propiciando a todos o sentimento de felicidade. 

Quero em nome do presidente da “Comissão Organizadora”, Rinaldo Florêncio, agradecer e parabenizar a todos que de alguma forma contribuíram para o sucesso da 14ª ExpoJuquiá, um evento que fica marcado na história do nosso município”, finalizou Renato Soares.