Últimas Notícias

Vale do Ribeira recebe curso de escalada em grandes árvores






O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, localizado no Vale do Ribeira, recebe de 14 a 16 de setembro o curso "Técnicas de acesso ao dossel”, que tem como objetivo capacitar o participante para acessar copa de grandes árvores. O curso é voltado para pesquisadores, grupos de escoteiros, estudantes de ciências biológicas, observadores de pássaros e amantes de esporte de aventura. 


Vale do Ribeira recebe curso de escalada em grandes árvores
Vale do Ribeira recebe curso de escalada em grandes árvores 

Modalidade de escalada não agride as árvores e oferece mais mobilidade para explorar o topo 



Vale do Ribeira recebe curso de escalada em grandes árvores 

Toda a programação é prática e será realizada nas áreas do Legado das Águas, com mata em alto grau de conservação e com grande riqueza de fauna e flora. O curso apresentará técnicas verticais de escalada com uso de corda, atividade que não agride as árvores por não usar esporas para auxiliar na subida. 



Além disso, se comparado com demais métodos, a escala por cordas oferece mais mobilidade e maior campo de pesquisa e observação, como o acesso à parte externa da copa, ideal para pesquisadores, observadores de passador, por exemplo. Para os amantes de esporte de aventura e demais públicos, a prática de escalada por cordas oferece visuais deslumbrantes, além de condicionamento físico. 



“A Mata Atlântica abriga árvores com grandes dimensões,uma das maiores e mais desconhecidas riquezas da biodiversidade.Acessar o dossel (topo da árvore) é essencial para estudos florísticos, ecológicos, taxonômicos, coleta de sementes, monitoramento de ninhos, entre outros. Esse curso irá proporcionar as técnicas necessárias para os participantes aprenderem uma modalidade de escalada que é mais segura e com impacto mínimo ao meio ambiente”, explica Luciano Zandoná, biólogo que ministrará o curso. 



Zandoná é parceiro do Legado das Águas no trabalho de resgate e conservação de orquídeas nativas da Mata Atlântica, responsável pela catalogação de mais de 210 espécies na área, sendo 13 raras e ameaçadas de extinção. 



Informações e inscrições no cursopodem ser realizadas pelo e-mail zandonaconservacao@gmail.com




Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim 




O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local, com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas. 

Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. 

Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.