Últimas Notícias

Torneio de judô comemora 110 anos da imigração japonesa no brasil



Em celebração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, comemorados em 2018, o município de Jacupiranga sediou o 6º Torneio de Judô NinomiyaKinjiro. O evento aconteceu no último sábado (11/08), no Ginásio de Esportes Celso Leite Tuzino e reuniu mais de 200 atletas. 
Torneio de judô comemora 110 anos da imigração japonesa no brasil
Mais de 200 atletas de 11 Associações do Vale do Ribeira participaram do Torneio

O evento contou ainda com espírito de solidariedade pois, foram arrecadados 287,5 kg de alimentos que serão doados a entidades assistenciais de Jacupiranga. 



O campeonato, organizado pelo projeto de Judô da ACBNIBRA -Associação Cultural Beneficente e Esportiva Nipo Brasileira de Jacupiranga, envolveu 11 Associações do Vale do Ribeira e promoveu competições nas categorias masculina e feminina e nas classes Biriba, Sub 9, Sub 11, Sub 13, Sub 15, Sub 18 e Adulto.O torneio contou com supervisão dos técnicos Deto Bicas (Faixa Preta 3º Dan) e Betinha Bicas (Faixa Preta 3º Dan) e também do auxiliar técnico Caique Pereira Ribeiro (faixa Marrom). 

Torneio de judô comemora 110 anos da imigração japonesa no brasil
Premiação para as associações vencedoras.


A iniciativa marcou ainda as comemorações do 10º aniversário da Estátua de Ninomiya Kinjiro no Brasil, que está instalada na entrada da cidade. Como ilustração desse marco, as Associações participantes ganharam uma réplica da original,em formato de troféu, que foi feita pelo escultor Mário C. Ramos (http://www.marioescultor.com.br/). 

Torneio de judô comemora 110 anos da imigração japonesa no brasil
Visita a estátua de Ninomiya Kinjiro que foi instalada na entrada da cidade de Jacupiranga há 10 anos.


A competição contou ainda com espírito de solidariedade pois, todos os participantes arrecadaram alimentos. No total foram 287,5 kg de alimentos que serão doados às entidades assistenciais de Jacupiranga. 

“O objetivo tanto do projeto Ninomiya Kinjiro, quanto do torneio é disseminar e viabilizar a prática do Judô à classe menos favorecida, não apenas como uma fonte de lazer e desenvolvimento físico, mas principalmente, ser uma ferramenta para a formação do caráter e de valores desses jovens através de fundamentos técnicos e teóricos das lutas, proporcionando o desenvolvimento pleno do indivíduo”, enfatizou o presidente da ACBNIBRA Yutaka Ishida. 

O campeonato só foi possível de ser realizado em função do apoio de várias empresas e personalidades da cidade, do Instituto Ninomiya Kinjiro e da Prefeitura Municipal de Jacupiranga. 














HISTÓRIA 

O Projeto Ninomiya Kinjirô de Judô é sem fins lucrativos e foi feito por iniciativa dos Senseis: Elizabete Rodrigues Bicas e Antonio Roberto Rodrigues Bicas e pelos Sempais (Alunos Mais Graduados): Robert do Bonfim Ribeiro, Felipe da Silva Bonfim, Caique Pereira Ribeiro e por alguns pais e diretores da ACBNIBRA, como: Rosangela do Bonfim Ribeiro e Renilda Domingues e Diretoria da Associação dos Moradores do Botujuru que cederam o salão para os treinos. 

A iniciativa ganhou formato em 10 março de 2012 após uma discussão sobre a falta de atividades esportivas no Bairro do Botujuru, o que fez nascer o projeto desde então atendendo crianças, adolescentes carentes, classe média ou de vulnerabilidade social.O projeto homenageia Kinjirō Ninomiya, um proeminente líder agrário, filósofo, moralista e economista no Japão do século XIX. 





CLASSIFICAÇÃO DO 6º TORNEIO NINOMIYA KINJIRO: 


ASSOCIAÇÕES CAMPEÃS 

- CAMPEÃ: Associação Cajatiense de Judô.......................137 Pontos 

- VICE-CAMPEÃ: Associação Sho-do-kan de Itanhaém......113 Pontos 

- ACBNIBRA – JACUPIRANGA................................................87 Pontos Não Participou da Contagem de pontos por Sediar a Competição. 

3ª Colocada: Associação Ilha Compridense de Judô.........76 Pontos 

4º Colocada: Associação Cultural de Judô de Juquiá:.......52 Pontos 

5ª Colocada: Projeto Anjos do Futuro de Sete Barras:.......37 Pontos 

6ª Colocada: Associação Chodokan de Itariri:...................31 Pontos 

7ª Colocada: Associação Barbosa de Judô.........................09 Pontos 

8ª Colocada: Associação Registrense de Judô..................06 Pontos 



ABSOLUTO INDIVIDUAL – MASCULINO: 


1º Colocado: Igor Nascimento 

2º Colocado: Angelo castelhano 

3º Colocado: Marco Roberto 

4º Colocado – Cesar Augusto Pires 



ABSOLUTO INDIVIDUAL – FEMININO 

1ª COLOCADA: Giulia de Freitas 

2ª COLOCADA: Jéssica Pastora da Silva 

3ª COLOCADA: Maria Eduarda 

4ª COLOCADA: Carem Gouveia 



ACADEMIA CAMPEÃ DE SOLIDARIEDADE (MAIOR QUANTIDADE DE ALIMENTOS): Associação Ilha Compridense de Judô