Últimas Notícias

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Juquiá registra Onça Parda





Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Juquiá registra Onça Parda no Bosque Municipal 


Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Juquiá registra Onça Parda
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Juquiá registra Onça Parda 


“Após a revitalização com o investimento de 300 mil reais, o Parque Ecológico Municipal será inaugurado em setembro e com os registros fotográficos, pesquisadores de diversas regiões já anseiam sua visitação”. 


Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Juquiá registra Onça Parda
Rafael 

A prefeitura Municipal de Juquiá, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura e Secretaria de Esporte e Turismo Lazer, vem desde o início da gestão, realizando ações e projetos no Parque Ecológico Municipal, “O Bosque” que com seus mais de 21 hectares, vem sendo revitalizado. 
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Juquiá registra Onça Parda
Rafael, Rogério, Bruno e Pio

Depois de décadas em abandono, mais uma área pública entra na lista de locais readequados pela administração municipal. O projeto de revitalização tem o investimento de mais de 300 mil reais em infraestrutura. 










Segundo a Prefeitura Municipal o Parque Ecológico contará com o Núcleo de Educação Ambiental, com estrutura planejada, sala multimídia e museu. Além das ações que a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vem desenvolvendo como: catalogação de espécies vegetais e laudos de fauna, os envolvidos instalaram as chamadas “Armadilhas Fotográficas”, que em uma semana de observação, já registrou alguns animais como Paca, Sarues, e uma linda Onça Parda (Puma concolor), sendo esta, motivo de grande felicidade e entusiasmo para os pesquisadores. 

Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Rafael Guimarães, esses animais são nativos de mata atlântica e são considerados inofensivos para o homem, os mesmos, percorrem grandes distâncias tendo como território áreas de floresta ombrófila densa, característica nata do Parque Ecológico de Juquiá

– “A proposta de tornar o Bosque um local para pesquisa científica, ganha força com a aparição desta onça, haja visto que este é dito “topo de cadeia” e sua aparição é a mais valiosa prova do grau de conservação das matas de nosso Bosque, que além da rica fauna, tem sua flora exuberante, com árvores gigantescas e centenárias, confirmando toda importância e energia que estamos aplicando em prol de todo projeto de revitalização. 

Esta é a terceira aparição de onça em nosso município e a Prefeitura Municipal de Juquiá se fez presente em todos estes episódios, pois entendemos que esse é o princípio do desenvolvimento sustentável”,declarou Rafael Guimarães. 

Para o Secretário de Esporte, Turismo e Lazer de Juquiá, Rogério Bispo, o Parque Ecológico é um potencial atrativo turístico, - “o Parque Ecológico de Juquiá será capaz de proporcionar uma experiência incrível com o meio ambiente para os turistas mesmo dentro da cidade, demonstrando o alto nível de preservação da mata atlântica mesmo no perímetro urbano, comentou o secretário. 

“O Bosque como é mais conhecido por nossos munícipes, faz parte da história de Juquiá, a revitalização do espaço ecológico, possibilita o estudo da fauna e flora, e evidencia a conscientização sobre as necessidades de preservação. Ao passo, que os registros fotográficos atestam que ainda temos espécies ameaçadas de extinção em nossa mata atlântica. 

Acreditamos que o Turismo Ecológico é uma importante conquista que cria novas oportunidades e perspectivas para geração de emprego, renda e aquecimento econômico”, concluiu o prefeito Renato Soares.