Últimas Notícias

Região do Vale do Ribeira se mobiliza pelo futuro do ramal ferroviário Santos-Cajati





Itanhaém sediou nesta segunda-feira (13/08) nova reunião do grupo de trabalho (GT) formado por gestores municipais para acompanhar o processo de devolução do ramal ferroviário Santos-Cajati pela Rumo Logística ao Governo Federal. 

 Região do Vale do Ribeira se mobiliza pelo futuro do ramal ferroviário Santos-Cajati


O encontro foi promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR). O vice-prefeito e secretário de Governo de Itanhaém Tiago Cervantes liderou a reunião junto com o superintendente do CODIVAR Wilber Rossini.

Estiveram presentes o prefeito de Miracatu Ezigomar Pessoa, vereadores, secretários municipais e técnicos das prefeituras de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Juquiá, Registro-SP, Jacupiranga e Cajati. 

“O objetivo deste grupo de trabalho é identificar a melhor destinação para este trecho da ferrovia. O planejamento é essencial para preparar as cidades para o futuro”, afirmou o presidente do CODIVAR e prefeito de Itanhaém Marco Aurélio Gomes.

Uma das primeiras medidas adotadas pelo GT foi o encaminhamento de oficio para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que solicitou o destacamento de técnicos para acompanhar os trabalhos. A concessionária Rumo Logística também foi oficiada para que forneça cópia do estudo de viabilidade econômica que balizou a decisão de devolução do ramal ao Governo Federal.

Os gestores foram informados durante o encontro sobre o preenchimento de formulário com dados sobre a situação da ferrovia em cada município. Os dados serão tabulados em um inventário que servirá de base para o estudo de viabilidade técnica pelos municípios.

Novas reuniões – O GT definiu o calendário das próximas reuniões. Entre os dias 15 e 17 de agosto os prefeitos voltarão a se reunir. Um novo encontro está previsto entre os dias 20 e 24 deste mês entre os prefeitos e a equipe técnica de engenharia da Rumo Logística.