Últimas Notícias

Rede Elétrica do litoral sul receberá tecnologia pioneira no país





A Elektro, empresa do Grupo Neoenergia, iniciou a instalação de uma nova tecnologia na rede elétrica dos municípios de Itanhaém, Mongaguá, Bertioga e Praia Grande. O sistema de Automação Inteligente de Redes (AIR) é pioneiro no país e irá beneficiar 207 mil clientes. A implementação do sistema está prevista para outubro.

Rede Elétrica do litoral sul receberá tecnologia pioneira no país
Rede Elétrica do litoral sul receberá tecnologia pioneira no país

Com investimento de R$ 5,5 milhões, sistema de automação beneficiará mais de 200 mil clientes da região



Ao todo, serão instalados 78 equipamentos que evitam a interrupção de energia, no caso dos chamados “defeitos temporários”, quando, por exemplo, galhos de árvores encostam na fiação e, depois, caem. 

Um restabelecimento que antes levaria cerca de uma hora e meia - entre identificação e religamento por uma equipe técnica - poderá levar apenas 80 segundos para ser automaticamente religado nas áreas fora da abrangência do defeito.

O novo sistema de automação melhora a confiabilidade e garante que o Centro de Operações da Elektro, localizado em Campinas, tenha a informação com mais agilidade.


“ Com essa tecnologia as equipes de atendimento também conseguem localizar mais rapidamente as causas dos defeitos. Se antes, por exemplo, um poste caído podia interromper o fornecimento de energia para quatro mil clientes, agora, com a segmentação da nova tecnologia, possibilita reduzir número de clientes afetados para mil”, explica Flavio Penellas, supervisor de distribuição da Elektro.





Sobre a Elektro


Reconhecida por nove vezes como a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil, a Elektro é uma empresa do Grupo Neoenergia. Com atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul, a Elektro tem uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 2,5 milhões de clientes (6 milhões de habitantes).