Últimas Notícias

Juquiá é a única cidade do Vale do Ribeira contemplada pelo programa JEPOE.

“O programa é destinado ao desenvolvimento pessoal e social de jovens entre 16 e 18 anos em situação de vulnerabilidade, o JEPOE vai oferecer cursos de Formação Cidadã e de Qualificação Profissional”.


Juquiá é a única cidade do Vale do Ribeira contemplada pelo programa JEPOE.




No dia 05 de julho o prefeito Renato Soares esteve no Palácio dos Bandeirantes,onde o governador Márcio França assinou convênio com 16 municípios do Estado que serão contemplados com o Programa JEPOE (Jovens em Exercício do Programa de Orientação Estadual). Destinado ao desenvolvimento pessoal e social de jovens entre 16 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade, o JEPOE vai oferecer cursos de Formação Cidadã e de Qualificação Profissional e em atividades de interesse social junto à comunidade. 





O programa é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação – SDECTI,através da Coordenadoria de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante.

Cada jovem terá direito a dois cursos de qualificação. Nesta fase inicial, serão quase 4,5 mil jovens no Estado, 100 deles de Juquiá,os jovens beneficiados receberão bolsa auxílio de R$ 500,00 (quinhentos reais) por mês. 

As atividades de interesse social junto à comunidade ocorrerão de segunda a sábado, 4 horas por dia. 

O curso de Formação Cidadã tem duração de um mês, de segunda a sexta. 

Já os de Qualificação Profissional contam com uma carga horária de 120 horas cada, sendo 4 horas por dia, de segunda a sexta, no contraturno das atividades de qualificação profissional.

Cada cidade poderá definir quais cursos serão disponibilizados, de acordo com a realidade local.


Durante a cerimônia, a coordenadora de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante, Márcia Papa Garcia, ressaltou a iniciativa. - "Assisti o Estado de São Paulo incorporar como política pública um projeto que fala de valores sociais, que fala de empreendedorismo, que fala de qualificação profissional e de oportunidade para nossa juventude. 

A grande concepção desse projeto é transformar vidas. É um programa que apresenta rapidamente resultados positivos e com certeza será o mais importante programa para a juventude do Estado de São Paulo”, declarou a coordenadora.




Também presente no evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jânio Benith, que falou sobre o impacto que um projeto como esse tem em toda a família. - “As obras intangíveis, que a gente não vê no dia a dia, marcam muito mais forte no coração da gente. 

Eu acho que a marca do JEPOE vai ser muito forte nos jovens. Mas muito mais forte, muito mais marcado como se marca um gado, fica no coração das famílias, no coração dos pais, no coração das mães”, comentou o secretário.

O objetivo do programa é contribuir para o fortalecimento de vínculos e para ampliação de perspectivas dos jovens quanto ao seu papel e participação na sociedade, além de colaborar para a segurança de cada uma das comunidades envolvidas.

A quantidade de vagas oferecidas foi definida de acordo com o número de habitantes de cada cidade. 

Na lista dos municípios contemplados Juquiá é a única cidade do Vale do Ribeira a ser contemplada com o programa.

“A mudança é simples. É igual ligar e desligar uma luz. Isso é possível. É o que faz a gente que opta por servir ao público, a fazer isso com amor, com vocação. 

O que separa a gente dá esperança é um gol. Um gol na hora certa, pronto, volta a ter esperança. 

A gente precisa achar a hora certa de marcar. Eu tenho convicção que um programa desse, feito em todo o Estado de São Paulo, pode servir a São Paulo e pode servir ao Brasil. 

Eu tenho muita esperança. A primeira etapa vencemos. Tiramos do papel”, ressaltou o governador Márcio França.

Na oportunidade o prefeito Renato Soares comentou sobre a importância da população tomar posse desta grande oportunidade para adquirir conhecimentos e assim, estar qualificado para o mercado de trabalho, além de evoluir através dos cursos que estão sendo disponibilizados, os mesmos são remunerados, ajudando assim, na renda familiar. – “Quero agradecer ao governador do Estado de São Paulo, Márcio França, pela preocupação com nossos jovens, são ações como esta que constroem um novo caminho para a sociedade”, com concluiu o prefeito.