Últimas Notícias

Arraiá cultural e encontro de jongueiros

No último dia 14 de julho, sábado, aconteceu na Praça Theodolina Gomes – Tiduca, a 13ª edição do tradicional Arraiá Cultural Tiduca, que este ano estava homenageando o estado do Rio de Janeiro. 
Arraiá cultural e encontro de jongueiros


Desde a manhã de sábado, integrantes da AGCTiduca estavam na Praça para arrumar, organizar e decorar o espaço. 











O evento teve início às 14h, com atividades voltadas para as crianças, como pintura facial, oficina de desenho e diversas brincadeiras ministradas pela Equipe do Programa Escola da Família da escola estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva” e oficina de perna de pau com a Cia Kumbaya. 



Arraiá cultural e encontro de jongueiros


No período da noite, as atrações se voltaram para os adultos, com atrações culturais, como fandango do grupo Esperança, apresentação de dança, com o grupo Ritmos de Cananéia,quadrilha infantil e adulto e apresentação de Coco de Roda, da AGCTiduca, apresentação teatral,da Cia Kumbaya (Registro-SP) e para embalar o restante da noite e fazer com que todos arrastassem o pé, Trio Juruvas levou o melhor do forró Pé de Serra, encerrando a noite. 

Passado o Arraiá, as atenções dos integrantes da AGCTiduca se voltam para o IX Encontro de Jongueiros Paulista, que acontecerá no mês de agosto, nos dias 25 e 26. 

A Comunidade Jongo Tiduca foi escolhida para organizar este evento pelos Mestres e líderes das comunidades que compõem a Rede de Jongueiros do Estado de São Paulo. 

Este evento trará para a cidade cerca de 300 pessoas que lutam pela resistência da cultura afro.

Por Liliana Soares 

Veja também a matéria : 

Grupo São Gonçalo participa da XIII Festa do Mar