Últimas Notícias

Prefeitura de Juquiá promove visita técnica ao Parque Ecológico Municipal

 Prefeitura de Juquiá promove visita técnica ao Parque Ecológico Municipal



“Além do grande potencial turístico e pedagógico, a população desfrutará de área verde, segurança, infraestrutura, acessibilidade de acordo com as normas da ABNT”.  


No dia 29 a convite doSecretário de Agricultura e Meio Ambiente de Juquiá, Rafael Guimarães, uma comitiva formada por membros do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, Cristiano Pio (Chefe da divisão de Turismo) e o secretário de Educação e Cultura, Junior Cruz, estiveram em visita técnica ao Parque Ecológico da cidade, com o objetivo de conhecer, avaliar e propor melhorias para a estrutura existente.

“O Parque tem um grande potencial no que se refere ao Turismo Pedagógico, além de ser um atrativo para a própria população local, com área verde, segurança e infraestrutura. 





O principal diferencial, após a reforma que está sendo realizada, será a acessibilidade, contando com rampa de acesso e banheiros adaptados de acordo com as normas da ABNT”, afirmou Leandro Mazera Schmidt (presidente do COMTUR-Juquiá).

Para o Secretário de Educação e Cultura, Junior Cruz, o Parque Ecológico Municipal, viabilizará projetos com foco no desenvolvimento ambiental, proporcionando aos alunos da cidade o contato com a natureza e ao mesmo tempo, uma conscientização na utilização dos recursos naturais.

Segundo o secretário Rafael Guimarães, o Parque Ecológico Municipal, possui fontes de recursos hídricos importantes para a manutenção da fauna e da flora da localidade, possuindo beleza cênica, e importância singular no trato da biodiversidade. 

– “Pautado no objetivo de dar valor cultural, educacional e ambiental, o funcionamento deste empreendimento deverá possuir intensa atividade educacional para estudos, pesquisas e lazer de toda a população. 

O local é popularmente conhecido como "Bosque Municipal", sendo anteriormente utilizado como área de lazer e convivência. Nesse local foi implantada a primeira fonte de captação e distribuição de água potável para o município, comentou Guimarães que ressaltou ainda, que o parque conta com trilhas que estão interligadas entre si, proporcionando a criação de circuitos para o desenvolvimento de diversas atividades ao ar livre. 

A gestão pública municipal, está investindo toda energia possível para que em breve o local possa ser reinaugurado, e mais um bem público recuperado. 

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, gostaria de agradecer o empenho do Prefeito Renato Soares, em apoiar a realização de todas intervenções que estão sendo realizadas, e possibilitando a revitalização de mais um bem público, declarou Rafael.

“Estamos resgatando este ponto turístico que a muito tempo estava abandonado, tenho certeza que o popular “Bosque de Juquiá”, terá grande importância não só turística, mas também educacional. 

Tenho um grande desejo de que em breve, não só os turistas, mas toda população se aproprie e estejam conhecendo mais este ponto turístico que a nossa cidade oferecerá, aproveito a oportunidade para em nome do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Rafael Guimarães, parabenizar a todos que de alguma forma estão empenhados na revitalização do Parque Ecológico Juquiá”, finalizou o prefeito Renato Soares.