Últimas Notícias

PARIQUERA REALIZA DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS DROGAS

PARIQUERA REALIZA DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS DROGAS



Aconteceu ontem (26/06) em Pariquera-Açu a celebração do Dia Mundial de Prevenção e Combate às Drogas.



Realizado pela Prefeitura de Pariquera-Açu e pela Comissão Psicossocial do município, o evento reuniu diferentes grupos de pessoas, entre alunos da rede pública, professores e munícipes. 

O intuito da celebração é apresentar os problemas relacionados às drogas direta ou indiretamente e as consequências do seu uso para os adictos e para suas famílias, além de informar sobre a rede de atendimento no município.

PARIQUERA REALIZA DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS DROGAS

No período da manhã, a abertura ficou por conta dos alunos do curso de violão do CRAS, que apresentaram a música “Anunciação”, de Alceu Valença, acompanhados pelo professor Rodrigão.




O Juiz de Direito, Dr. André Gomes do Nascimento abordou o tema “aspectos legais do uso de substâncias psicoativas e perspectivas para o enfrentamento das drogas no município”, em uma palestra que esclareceu diversas dúvidas levantadas pelos que acompanharam.

Uma parceria entre as divisões de Esportes e Cultura trouxe a peça de teatro “O último perdão”, que apresentou alguma das consequências do uso das drogas.

PARIQUERA REALIZA DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS DROGAS


Ainda no período da manhã, foram apresentados dois vídeos com depoimentos reais de pessoas que enfrentam diariamente a vontade de utilizar drogas e com isso, emocionaram todos os presentes ao falar sobre sua luta e dificuldades.

Durante a tarde, o evento trouxe mais três vídeos. Desta vez, abordando as consequências do uso de drogas para a família dos adictos e a importância do apoio para superar os problemas.

Duas palestras foram apresentadas abordando diferentes temas. A Drª. Margareth de Matos Cardoso, diretora médica do Departamento Municipal de Saúde abordou o tema “a maconha não é tão simples assim”. Já o coordenador de enfermagem do CAPS de Registro, enfermeiro Sttefano Juan Bomfim  Merfa apresentou a palestra “uma experiência de exito”, em que mostra o caso de sucesso do CAPS no acompanhamento das pessoas que precisam de atenção psicossocial e sua inclusão na sociedade.










Duas apresentações culturais também foram apresentadas. 

O Grupo Folclórico Alemão “Volkstanzgruppe Edelstein” da Aceseval apresentou um pouco da sua cultura para todos os presentes.

No encerramento, o Coral do Grupo de Apoio Esperança apresentou  a música “Tocando em Frente”, do cantor Almir Sater.

O evento foi realizado com o apoio das Divisões de Esportes e Cultura de Pariquera-Açu, além do CAPS Registro, Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilácqua, Ministério Público, Departamento Regional de Saúde, Polícia Militar e Polícia Civil.

Estiveram presentes no evento o Vice-Prefeito Wagner Costa; Willian Rodrigo Virginio de Souza, Diretor do Departamento de Saúde; Dr. André Gomes do Nascimento, Juiz de Direito; Sônia Morato  e Joana Sawa, representantes da Direção Regional de Assistência Social; Luzia Helena Uyeda, Diretora do Departamento de Assistência Social; Sargento PM Lúcio, Comandante da Polícia Militar em Pariquera-Açu; Daniela Santana, Diretora da Divisão de Vigilância em Saúde e Coordenadora do Programa IST-AIDS; Marli Akabane, Diretora da Divisão de Cultura e Turismo; Valter Tavares, Diretor da Divisão de Esportes e Mário José Mendes, Secretário do Rotary Club Pariquera-Açu Imigrantes.