Últimas Notícias

Banana: Conheça a sua história e as Curiosidades sobre essa Fruta

Banana: Conheça a sua história e as Curiosidades sobre essa Fruta

Conheça tudo sobre a Banana, suas curiosidades, suas histórias, seus benefícios, é uma das frutas mais consumidas no mundo e no Brasil. Com diversas espécies, apenas uma espécie é nativa do Brasil (banana-da-terra), as demais (banana-prata, banana-figo, banana-ouro, banana-maçã, banana-nanica e banana-robusta) possuem origens africanas ou do extremo oriente.





A palavra banana tem origem nas línguas de Serra Leoa e Libéria (África Ocidental) mas foi logo incorporada pelos portugueses. Não tem se tem uma exata origem para bananeira já que em escritos do poeta budista Pali do século VI a.C existem menções a fruta, além de alguns poemas indianos épicos também.


Banana: Conheça a sua história e as Curiosidades sobre essa Fruta



A adaptação de espécies não típicas se deu através dos portugueses, que as trouxeram de outras colônias como Madeira, Açores ou Cabo Verde. Porém sua antiguidade e origem asiática é incontestável.






A bananeira (Musa spp.) é uma planta típica de regiões tropicais úmidas, que não possui um caule lenhoso mas sim um caule suculento subterrâneo, chamado de rizoma. A parte que fica na superfície, que acabamos por chamar de caule, é um pseudocaule formado por uma superposição da base das folhas que podem chegar de 2 a 6 metros de altura.


Banana: Conheça a sua história e as Curiosidades sobre essa Fruta


Sua reprodução se dá a partir de um broto que surge em outra bananeira, que ao se soltar cai no solo onde irá dar origem a outra bananeira. Essa nova planta irá florescer, dar um cacho que ao ficar maduro irá cair e em seguida a planta morre, encerrando seu ciclo de vida.

Banana: Conheça a sua história e as Curiosidades sobre essa Fruta


Ao longo do tempo seu cultivo através de semente se perdeu, sendo esse tipo de cultivo ainda feito apenas por espécies silvestres. Atualmente o processo é feito de forma vegetativa, através dos brotos ou mudas.


Doença chamada “Raça 4 Tropical” pode causar a Extinção da Plantação de Banana no Brasil


A um sério risco da doença chamada Fusaruium oxysporun f. cubense (foc) RT4 popularmente conhecida como “Raça 4 Tropical” entrar no Brasil e acabar colocando em extinção as plantações de Banana Nanica e Banana Prata.

Encontramos bananeiras em qualquer parte do Brasil, mas com destaque para as regiões Nordeste e Sudeste. Em 1998 o Brasil produziu 6.677.018 t. em área colhida de 519.329 ha. e a Bahia 539.910 toneladas em área colhida de 52.261 ha. Os estados da Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco evidenciam-se como os maiores produtores nacionais.

Abavar (Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira)

Abavar (Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira)

A ABAVAR – Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira, foi fundada em 13 de Outubro de 1996, tendo sua sede localizada na Avenida Hagemu Matsuzawa, nº 875, na cidade de Registro-SP.


     Presidiram a ABAVAR:


  • Orival Dan (1996-1998),
  • Agnaldo José de Oliveira (1998-2000),
  • Luiz Antonio de Campos Penteado (2000-2002), 
  • Agnaldo José de Oliveira (2002-2004), 
  • Agnaldo José de Oliveira (2004-2006), 
  • Agnaldo José de Oliveira ( 2006-2008), 
  • Marc Pierre Medaets (2008-2010),
  • Marc Pierre Medaets (2010-2014), 
  • Joaquim José de Oliveira (2015-2017).

Região do Vale do Ribeira
Região do Vale do Ribeira 


     Tem atuação nos seguintes municípios: Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Registro, Sete Barras, Eldorado, Juquiá, Iguape, Pariquera-Açu, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Itanhaém, Mongaguá, Iporanga, Tapiraí, Miracatu,

Site da Abavar : http://abavar.com.br/

Banana: Conheça a sua história e as Curiosidades sobre essa Fruta


O Vale do Ribeira, região do Estado de São Paulo, tem a banana como um dos principais recursos produtivos econômicos. Para determinar a ocupação dessa cultura entre 1987 e 2017, um estudo avaliou a dinâmica de uso e ocupação da terra no município de Registro (SP), grande pólo produtor de banana. “Os resultados mostraram que as áreas com essa cultura passaram de 5.568 hectares, o equivalente a 7,7% da área do município, para 7.556 hectares ou 10,7% da área do município”, relata o pesquisador da Embrapa.



Espécies de Banana no Brasil e no Mundo:

Existem cerca de 100 espécies de banana no mundo, porém no Brasil as mais conhecidas são: Banana-nanica, Banana-prata, Banana-da-terra, Banana-maçã, Banana-de-São-Tomé, Banana-ouro, Banana-sapo.


Banana Maça
Banana Maça

Banana Ouro
Banana Ouro

Banana Nanica
Banana Nanica


Banana Figo
Banana Figo

Banana São Tomé
Banana São Tomé
Banana da Terra
Banana da Terra

Banana Prata
Banana Prata

As vitaminas que a Banana possui:

Seu consumo é bem amplo, sendo de forma fresca ou como complementação alimentar. É uma fruta bastante energética e com uma grande quantidade de vitaminas como C, A, D, B1 e B2, além de grandes quantidades de potássio, fósforo, cálcio e ferro. Por conta disso é amplamente utilizada na alimentação de atletas e altamente recomendada por nutricionistas para todas as idades.

Além disso também possui propriedades medicinais, o tanino (substância presente na fruta) ajuda no controle de diarreias, também é usada no combate a asma, tuberculose, pneumonia e hepatite. A banana ainda verde é usado como antisséptico e para controle de hemorragias em cortes.

Biomassa de Banana Verde



A banana verde é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato indigerível. 

Por isso a biomassa de banana verde é tão saudável: o amido resistente não é digerido no estômago e é facilmente eliminado pelo bolo fecal com parte da gordura e açúcar digeridos. 

Esse amido é favorável à redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, por aumentar os meios de excreção e redução de gordura. Ele também desempenha um efeito semelhante ao das fibras porque provoca a sensação de saciedade mais rapidamente e resulta em um maior controle da glicose no sangue.


A banana verde é fonte de prebióticos (que nutrem nossa flora microbiana intestinal) e simbióticos (que aumentam a quantidade de bactérias benéficas como os lactobacilos).





Os Benefícios da Banana Para Saúde:



Os Benefícios da Banana Para Saúde:

A Banana dá Impulso Instantâneo de Energia: As bananas fazem isto convertendo os açúcares naturais em energia instantânea, sendo esta uma das razões dos esportistas consumi-la durante os intervalos. As bananas são um excelente café da manhã para crianças e adultos, pois fornece energia necessária durante todo o dia. Este é, provavelmente, o benefício mais popular para saúde da banana.

Beneficio da Banana Para a Pressão Arterial


Beneficio da Banana Para a Pressão Arterial Uma pesquisa indica que o Potássio mantém a pressão arterial sob controle e um melhor consumo de Cálcio, Potássio e Magnésio também pode ajudar a diminuir a pressão arterial elevada. As bananas são ricas em Potássio, Cálcio e Magnésio, por isso é uma opção saudável para manter a pressão arterial sob controle.

Beneficio da Banana Para o Colesterol:

Beneficio da Banana Para o Colesterol: Diz-se que a pectina, que é uma fibra solúvel em banana, ajuda a baixar os níveis de colesterol. Segundo os pesquisadores, as fibras que são solúveis em água, como pectina, psyllium, beta-glucano, etc., diminuem o colesterol LDL sem perturbar o colesterol HDL.

Beneficio da Banana Para a Saúde Renal:


Beneficio da Banana Para a Saúde Renal: Como as bananas são uma rica fonte de Potássio, se consumida regularmente com moderação, promove a saúde renal. O International Journal of Cancer afirma que as bananas sendo uma rica fonte de compostos antioxidantes fenólicos, se consumido juntamente com repolho e vegetais de raiz protegem a saúde renal.

A Banana é Um Excelente Hidratante Natural:


A Banana é Um Excelente Hidratante Natural: A banana é um ótimo hidratante natural para a sua pele. A Vitamina A presente na banana restaura a umidade perdida e repara a pele danificada, maçante e seca. Para hidratar a pele seca e maçante, machuque uma banana madura e aplique-a em seu rosto. Evite o contato com os olhos. Deixe-a em sua pele por 20-25 minutos e, em seguida, lave com água morna.

Você terá instantaneamente uma pele macia e flexível. Se você tem pele extremamente seca e escamosa, você também pode adicionar mel nesta máscara facial. Esta máscara de banana e mel também ajuda a se livrar da pigmentação da pele.

Outra máscara facial fácil de ter uma pele hidratada é amassar metade de uma banana madura e misturá-la com 1 colher de sopa de Iogurte e 1 colher de chá de Vitamina E. Aplique-a generosamente sobre um rosto limpo e lave-a depois de 30 minutos.

Beneficio da Banana Para o Cérebro:


Beneficio da Banana Para o Cérebro: A banana é uma rica fonte de Vitamina B e, portanto, benéfica para função nervosa. O Potássio, na banana, mantém as faculdades mentais vigilantes e aumenta as habilidades de aprendizagem.

Beneficio da Banana Para os Pés:


Beneficio da Banana Para os Pés: A propriedade hidratante da banana pode ser usada para se livrar de pés rachados. Tudo o que você precisa fazer é triturar a polpa de duas bananas maduras e aplicar esta polpa em pés limpos e secos. Deixe-a por 10 minutos e enxague os pés. A polpa de banana penetrará profundamente na pele seca e rachada para fazer com que seus pés fiquem macios e flexíveis.

Beneficio da Banana Para o Derrame:


Beneficio da Banana Para o Derrame: Estudos indicam que a ingestão regular de banana na dieta diária ajuda a reduzir a ocorrência de acidente vascular cerebral e isso é devido à alta quantidade de Potássio.

Beneficio da Banana Para o Câncer:


Beneficio da Banana Para o Câncer: Rico em antioxidantes e fibra dietética, o consumo de banana reduz o risco de vários tipos de câncer, especialmente câncer de intestino.


A Banana Possui Propriedades de Antienvelhecimento:

A Banana Possui Propriedades de Antienvelhecimento: Os nutrientes na banana ajuda na luta contra rugas e mantém a pele jovem. Para uma máscara facial antienvelhecimento carregado com vitaminas A e E, machuque juntas com um abacate e uma banana. Deixe na pele por 25 minutos e enxague. A pele ficará macia e jovem. A Vitamina E no abacate combinada com os nutrientes da banana combatem os radicais livres e reparam danos.


Curiosidades sobre a Banana



Musa balbisiana espécie nativa de banana e suas sementes
Musa balbisiana: espécie nativa de banana e suas sementes



A maioria das bananeiras cultivadas se reproduz de forma assexuada, por propagação vegetativa, a partir de seu rizoma, que é um tipo de caule subterrâneo, de crescimento horizontal, e que geralmente desenvolve folhas. O conjunto de várias dessas folhas forma o que popularmente, à primeira vista, chamamos de caule da bananeira.

Cada “caule” é capaz de formar ramos de flores que, sem que haja fecundação de seus ovários, formam bananas, reunidas em um cacho. 

Assim, esse fruto é classificado como partenocárpico; e aqueles pontinhos pretos que encontramos em seu interior são óvulos não fecundados, e não sementes, como algumas pessoas acreditam.

Como surgiu a Expressão ‘a preço de banana’

Como surgiu a Expressão ‘a preço de banana’

Provavelmente você já ouviu essa expressão, que geralmente está associada a algo de baixo valor. Ocorre quando vamos comprar algo, mas o preço está tão baixo, mas tão baixo que nem vale a “pechincha”, e o objeto de desejo se torna reflexo de uma ótima negociação. Aí é quando entram discursos como “comprei esta camisa a preço de banana” ou “esse computador saiu a preço de banana”, por exemplo. Mas, se paramos para analisar, fica o questionamento: por que banana? Por que não outra fruta, como a uva, a maçã ou o abacaxi? Quando olhamos para uma simples banana, não pensamos na dimensão histórica que essa fruta possui.

Colonizadores portugueses


Colonizadores portugueses


Ao pisar em um “novo mundo”, o território brasileiro, os colonizadores encontraram nas terras bananeiras para tudo quanto é lado. Elas cresciam naturalmente, sem precisar do plantio, e o clima ajudava ainda mais. Durante todo esse período, as bananeiras eram comuns em jardins e quintais. É aí que entra a ideia de mercado.

Quando se tem um produto em excesso, seu valor de venda diminui. É a velha conhecida lei da oferta e da procura. Não se poderia cobrar muito de algo de tão fácil obtenção, logo, não era rentável vender bananas. E daí que surgiu a fatídica expressão, uma vez que as bananas tinham um valor muito baixo.

República das bananas


República das bananas


No século XX, vários países da América Latina receberam a alcunha de “república das bananas”, em uma outra associação clara ao baixo valor dessa fruta. Esse é um termo pejorativo, que faz referência a um Estado politicamente instável, com a economia calcada nas bases primárias e comandada por um governo rico e corrupto. A escolha da banana se faz por conta da ligação entre essa fruta e o continente americano.

Por conta do clima quente e da umidade dessa região, a produção dessa fruta era muito fácil e abundante. A banana meio que se tornou uma representante dos países latinos ou de baixa renda, tanto é que até hoje serve como principal fonte de alimento para as comunidades mais pobres.

Expressão histórica

Como visto, a expressão “a preço de banana” carrega toda uma história por trás, tão antiga que remete ao Brasil colonial. E isso é bem comum para grande parte das expressões que ouvimos no dia a dia, como a do “bom samaritano”, esta que vem da Bíblia. Descobrir o surgimento é muito interessante, pois nos faz identificar o período em que está inserido tal dito, e como ainda continua fazendo todo o sentido no mundo contemporâneo.

Fontes das Pesquisas:

http://www.sna.agr.br/producao-de-banana-do-vale-do-ribeira-esta-ameacada/

https://belezaesaude.com/beneficios-banana/

https://tudoela.com/beneficios-da-banana-para-saude/

https://www.ativosaude.com/beneficios-dos-alimentos/beneficios-da-banana-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-fruta/

http://www.tudogostoso.com.br/receita/2211-torta-de-banana-rapida.html

https://www.youtube.com/watch?v=uc3YAKWf_oA

http://abavar.com.br/

https://www.infoescola.com/frutas/banana/

https://www.ovaledoribeira.com.br/2017/05/doenca-chamada-raca-4-tropical-causar-extincao-plantacao-bananas-brasil.html


Receita de Torta de Banana


Receita de Torta de Banana





INGREDIENTES
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 ovos batidos
  • 1 copo de leite
  • 5 colheres (sopa) de margarina
  • 10 bananas cortadas na horizontal.
MODO DE PREPARO

1.    Para a farofa, misture numa vasilha o trigo, o açúcar, e o fermento, reserve
2.  Derreta a margarina, acrescente o leite e os ovos, mexa bem
3.  Numa forma untada coloque uma camada de farofa e outra de bananas, e assim por diante
4.  Despeje o líquido por cima, sem mexer

5.  Asse em forno morno até dourar