Últimas Notícias

Professor promove Roda de Conversa sobre intolerância e Enfrentamento aos preconceitos em escola estadual

Professor promove Roda de Conversa sobre intolerância e Enfrentamento aos preconceitos em escola estadual



Em Eldorado aconteceu Roda de conversa com o Tema: FILOSOFIA - Tolerância e Enfrentamento ao Racismo e tipos de Preconceitos, abordando sobretudo as questões sobre Machismo e Homofobia e preconceito velado

“Tratamos  da importância da criação de uma cultura de respeito das diferenças na perspectiva de cultivar igualdade. Refletiu sobre o impacto do racismo, machismo e homofobia na vida de quem sofre. Falamos sobre os preconceitos sofridos na adolescência por ser negra, mulher e os LGBTs”, explicou o professor organizador da Roda de Conversa proposta pelo professor Ullysses Bueno, com alunos do ensino médio.

O evento proposto pela segunda vez, dentro da disciplina de Filosofia com iniciativa do professor Ullysses Bueno, membro do Coletivo de Educadores Populares do Vale do Ribeira e APROFFESP Vale do Ribeira. O evento teve como público alvo, alunos do  ensino Médio,  que clamam por uma educação para o respeito à diferença nos vários costumes entre os amigos e pessoas de diferentes culturas, raças e etnias.






Entre as várias autoridades presentes esteve o contou com André Ribeiro, diretor e professor da SEE SP e Membro do Coletivo de Educadores Populares do Vale do Ribeira; Andrew Toshio Hayama,  defensor Público do Estado de SP; Ronaldo Pereira Muniz – Promotor de Justiça de Eldorado; Carla Cristina Arnoni Almeida, coordenadora regional da Comissão da Mulher da OAB SP (Regional Registro/SP) e Membro da Coordenadoria de Violência Contra a Mulher da OAB SP.

Contou ainda com Gladys Bastyi, ativista do Movimento da Associação da Parada do Orgulho LGBT Vale do Ribeira; Jefferson Pecori Viana, educador Popular e professor de Relações Internacionais, além de Ativista dos Direitos Humanos; Luiz Antônio Silva, pesquisador da história dos negros no Brasil e sua contemporaneidade; Ativista, articulador e fundador do Movimento PODER NEGRO do Vale do Ribeira.

Vhera Mirim Tatazinho, Indígena da Aldeia Tekoa Takuari – Eldorado; Sidnei Medrado do Quilombo do Engenho, José Rodrigues e seu filho Rodrigo Marinho Rodrigues da Silva, Liderança Quilombola e articulador da EAACONE e o  poeta Guilherme Souza. 

O projeto oportuniza a discussão e participação dos alunos e uma possibilidade de envolvê-los no processo ensino-aprendizagem do estudo da cultura afro e indígena de acordo com as leis 10.639/03 e 11.645/13. Os alunos da escola, embora morem em uma região onde existem muitas comunidades tradicionais, desconhecem a importância de seu entorno e a diversidade dessas comunidades .