Últimas Notícias

Juquiá está entre os 16 municípios que farão parte do programa JEPOE - SP Alistamento Civil



 Juquiá está entre os 16 municípios que farão parte do programa JEPOE - SP Alistamento Civil




“O programa é destinado ao desenvolvimento pessoal e social de jovens de 16 a 18 anos, que não estão empregados e não estão recebendo auxílio social, em situação de vulnerabilidade”.

 Juquiá está entre os 16 municípios que farão parte do programa JEPOE - SP Alistamento Civil

No dia 28 de maio o prefeito municipal Renato Soares participoude reunião com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jânio Francisco Benith e demais prefeitos do Estado de São Paulo no Palácio dos Bandeirantes, para possível implantação de mais cursos profissionalizantes em nosso município.





O município está entre as 16 cidades que farão parte do programa JEPOE - SP Alistamento Civil, Juquiá será a única cidade contemplada do Vale do Ribeira.

O programa JEPOE é destinado ao desenvolvimento pessoal e social de jovens de 16 a 18 anos, que não estão empregados e não estão recebendo auxílio social, em situação de vulnerabilidade, por meio de sua participação em cursos de Formação Cidadã e de Qualificação Profissional e em atividades de interesse social junto à comunidade, atuando em campo, em diferentes espaços urbanos, com concessão de bolsa-auxílio.

O projeto pretende contribuir para o fortalecimento de vínculos e para a ampliação de percepções e perspectivas dos jovens quanto ao seu papel e sendo de pertencimento à sociedade, além de colaborar para a segurança da comunidade local. Entre outros, também busca reduzir o contingente de jovens que não estuda e não trabalha.

Em Juquiá cerca de 48 jovens serão atendidos, a previsão é que ao final do mês de julho o programa já esteja em atividade, envolvendo jovens em atividades diárias, de 4 horas, de segunda a sexta-feira, sendo: 4 horas de cursos de formação cidadã e qualificação profissional e 4 horas de atuação junto à comunidade. Segundo Benith, cada jovem receberá uma bolsa-auxílio mensal do GESP de 1 salário mínimo vigente.

O programa irá disponibilizar para cada grupo de 30 jovens, um Policial Militar reformado, atuando como monitor dos mesmos, garantindo a organização e o desenvolvimento nas atividades.

Para o Diretor de Relações do Trabalho e Emprego, Ercias Muniz, esta ação será muito importante na capacitação de nossos jovens, também na formação e propiciando aos jovens a importância dos valores de civismo, além do aspecto da ajuda financeira, a exemplo do que fez o Governador Márcio França na época que foi prefeito da cidade de São Vicente, - “na oportunidade reduziu significativamente o índice de criminalidade do município, sem contar o patriotismo resgatado nos adolescentes”, comentou o diretor.

“Estamos sempre em busca de melhores condições para a nossa população, acreditamos que nossos jovens precisam de oportunidades de geração de renda e essas parcerias são de fundamental importância para nossa cidade”, finalizou o prefeito Renato Soares.