Últimas Notícias

Cinco dicas para tirar a sobrecarga de trabalho das costas e render mais


Cinco dicas para tirar a sobrecarga de trabalho das costas e render mais


Planejamento é essencial para priorizar e elencar as atividades mais importantes para otimizar o trabalho do dia a dia  

Quem já teve aquela sensação de que 8 horas foram insuficientes para finalizar as demandas de trabalho? O expediente termina e fica o sentimento de que o tempo voou e não foi possível cumprir todas as atividades do dia. Mas será que isso aconteceu por causa da sobrecarga de tarefas ou pela desorganização de prioridades?

            De acordo com Angélica Machado, docente do curso Técnico em Recursos Humanos do Senac Registro-SP, é preciso fazer uma autoavaliação para checar qual é realmente o problema. 

“O primeiro passo é analisar os fatores que levam ao acúmulo de afazeres. Faltas de planejamento e gestão de tempo são os principais exemplos que atrapalham o desempenho durante a rotina corporativa”, afirma ela.







O planejamento contribui para a otimização e priorização das tarefas. Ele deve ser elaborado com pelo menos um dia de antecedência para auxiliar na distribuição das atividades. “Planeje seu dia com antecedência, assim conseguirá chegar ao trabalho e ter um início mais organizado. É sabido que se perde muito tempo quando está atarefado e pensando por onde começar.”

Com esse cronograma em mãos, siga os passos abaixo:


Mantenha-se focado: não perca tempo procrastinando o que deve ser imediato. Para que haja mais produtividade, desconecte-se de redes sociais e não responda e-mails que não necessitam de retorno imediato.

Nada de parar pela metade: comece uma tarefa e vá até o fim dela. Se lembrar de outras, anote em um papel para resolvê-la posteriormente. Ficar interrompendo e iniciando atividades paralelas pode custar todo o período de um dia, gerando ainda mais acúmulo.

Dê prazos: datas e horários devem ser estipulados para cada demanda. O ajuste de tempo ajudará a priorizar o que é urgente do que pode ser deixado para o dia seguinte.

Peça ajuda: delegar ou solicitar auxílio é recomendado, principalmente diante de situações em que o tempo é precioso. O trabalho em equipe sempre pode contribuir para melhores resultados.

Cada coisa em seu lugar: a desorganização do espaço de trabalho também é um dos itens que geram caos. Um layout mais limpo garante eficiência no aproveitamento do tempo e dos fluxos de atividades.


Saiba dizer que não está dando conta


Se já usa todas essas dicas no dia a dia e mesmo assim sente-se sobrecarregado, é o momento oportuno para dar um feedback para o gestor. “As organizações precisam estar atentas para não haver excesso e/ou desvio das funções para quais os colaboradores foram contratados. O objetivo é não correr o risco daquele excelente funcionário ficar saturado e desmotivado”, diz a docente.

A conversa deve ser em tom bem natural e precisa acontecer antes da situação ficar insustentável para ambos. “Vale salientar que tanto o momento e a forma que se aborda um assunto tão delicado precisa ser tratado com responsabilidade e comunicação assertiva para ter importância do seu feedback”, finaliza.











Curso no Senac Registro

A unidade está com inscrições abertas para o curso Técnicas de Liderança. A programação, com duração de 20 horas, começa em 28 de julho, aos sábados, das 9h30 às 13h30. Saiba mais no Portal Senac www.sp.senac.br/registro.


Serviço:

Técnicas de Liderança

Data: de 28 de julho a 25 de agosto
Horário: aos sábados, das 9h30 às 13h30
Duração: 20 horas
Local: Senac Registro
Endereço: Rua Teiti Koki, 105 - Vila Florida – Registro/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/registro
 ou diretamente na unidade.
Maio/2018