Últimas Notícias

Ajuste a postura para evitar dores durante o trabalho




Ajuste a postura para evitar dores durante o trabalho


Especialista do Senac Registro dá dicas de ergonomia para garantir bem-estar do corpo durante o expediente



O trabalhador deve ficar atento a algumas medidas que podem ajudá-lo a terminar o dia sem dor. Segundo Marcos Henrique da Silva Raimundo, docente do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Senac Registro, ações preventivas podem aliviar e evitar que incômodos apareçam.



Para manter a saúde dos tornozelos e joelhos das pessoas que ficam por muitas horas em pé, como no caso dos vendedores do setor de varejo, o uso de calçados confortáveis é a principal recomendação. Outra dica é sempre alternar os pés de apoio, descansando uma perna por vez. 






“O trabalho realizado em pé ocasiona uma sobrecarga maior do que aquela exercida sobre o corpo no trabalho sentado, sendo assim é imprescindível fazer alongamentos dos membros inferiores antes de iniciar qualquer atividade”, recomenda.



Já para aqueles que ficam sentados por muito tempo em frente ao computador, Marcos afirma que é preciso planejar um ambiente ergonômico para evitar dores nas costas e no pescoço.



“De acordo com a normas ergonômicas é importante a cada 50 minutos sentado, fazer a alternância de 10 minutos trabalhando em pé. Assim o corpo sairá da posição estática para a posição dinâmica. Essa movimentação auxiliará o sistema osteomuscular a se preparar para outras ações e esforços, evitando o desenvolvimento de lesões musculares”, recomenda.



As costas, por exemplo, devem ficar apoiadas no encosto da cadeira e os punhos permanecer retos e sobre a mesa de trabalho. Já os pés precisam estar apoiados no chão ou em suportes próprios para isso. A altura do monitor do computador também deve ser ajustada para manter o pescoço reto e a postura correta.



Segurança do trabalho no Senac Registro



Para interessados em capacitação na área, a unidade está com inscrições abertas para o curso Técnico em Segurança do Trabalho. A programação, com duração de 1.200 horas, forma profissionais para atuar na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais em empresas privadas e públicas, órgãos públicos de administração direta e indireta e dos poderes legislativos e judiciário.



O técnico de segurança do trabalho contribui tanto para a manutenção da saúde e da integridade física dos funcionários como para a sustentabilidade da empresa que precisa cumprir com as exigências legais e gerenciar riscos.



O curso também desperta o espírito empreendedor do aluno e capacita-o para atuar, operacionalizar e coordenar as atividades de saúde e segurança do trabalho, criar a cultura de saúde e segurança do trabalho entre clientes e colaboradores, proporcionando experiências bem-sucedidas, melhoria contínua e sustentabilidade da empresa.



As aulas começam a partir de 6 de agosto e serão ministradas de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas. Para outras informações e fazer inscrições, basta acessar o Portal Senac www.sp.senac.br/registro.





Serviço:



Técnico em Segurança do Trabalho

Data: 6 de agosto de 2018 a 14 de maio de 2020

Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas

Duração: 1.200 horas



Senac Registro

Endereço: Rua Teiti Koki, 105 - Vila Florida – Registro/SP
Informações e inscrições no Portal www.sp.senac.br/registro ou diretamente na unidade


Maio/2018