Últimas Notícias

Vereador Vander Lopes faz homenagem à “Patrulha Família Segura”


Vereador Vander Lopes faz homenagem à “Patrulha Família Segura”


A “Patrulha Família Segura”, ação realizada por policiais militares que fazem o atendimento às vítimas de violência doméstica, o vereador Vander Lopes reconheceu a importância do trabalho e através de Moção de Aplausos, homenageou na manhã desta quinta-feira (26), toda equipe da Patrulha da Família.

De acordo com o vereador “combatendo a violência doméstica, se inibe também a prática de outros delitos, pois retira essa sensação de impunidade que o agressor muitas vezes acaba sentindo”.

O parlamentar parabenizou a Major Madalena Almeida Leite, comandante interina do 14º Batalhão da Polícia Militar do Interior (14º BPM/I), a Cb PM Barros, o Cb PM Rildo e expressou sua alegria em poder acompanhar a ampla expansão do programa. “Esta forma de trabalhar da Polícia Militar: amparando aqueles que mais precisam num momento difícil, além de garantir proteção às vítimas, que não têm a quem recorrer. Parabéns a todos vocês pelo trabalho que realizam”, enfatizou Vander.






A Major Madalena Almeida Leite, relatou o trabalho da “Patrulha da Família” e afirmou que as mulheres agredidas ficam muito fragilizadas e vulneráveis, e que as visitas realizadas pelos policiais militares lhe dão conforto e segurança. O sucesso do programa é incontestável. “Nos casos em que houve atendimento pelos policiais do programa, não tivemos nenhum caso de reincidência”, declarou a oficial.


Patrulha da Família




Quase diariamente, os jornais relatam casos de violência doméstica. Em grande parte das ocorrências, ex-companheiros, inconformados com o fim do relacionamento, acabam por ameaçar e agredir fisicamente a vítima, chegando muitas vezes a atentar contra a vida dessas mulheres.

Diante de uma situação como essa, na cidade de Registro, em  13 maio de 2015, surgiu o programa Patrulha Família Segura, programa pioneiro no Estado de São Paulo desenvolvido no 14º BPM/I. 


Trabalho esse apresentado no TCC do então na época Capitão Torres, que após reuniões com o Ministério Público, a Dra Maria Fernanda, e equipe técnica do CRAM do município, foi implantada, conforme orientação do mesmo e adequações. 

A Patrulha Família Segura trabalha em parceria com o CRAM Centro de Referência de Atendimento a Mulher - Prefeitura Municipal de Registro.

Exatamente após uma dessas necessidades, quando um policial militar, que teve uma amiga agredida pelo companheiro, observou a importância da visita policial às vítimas desse tipo de agressão. 

Instituído pela corporação de forma pioneira na região de Registro-SP, o programa consiste em uma patrulha com uma policial e um policial militar, que fazem visitas constantes às vítimas e aos núcleos familiares oprimidos pela violência doméstica.







Atualmente, a patrulha opera com 08 policiais militares, formando 04 equipes em 04 viaturas atuando no vale do Ribeira.

Para que efetivamente a ordem judicial alcance sua finalidade, é importante que o Estado mostre sua força em caso de descumprimento. O objetivo maior dessa patrulha é fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas determinadas pelo juiz.

Esse tipo de policiamento é fundamental para que a sensação de segurança volte à família, que se encontra traumatizada com as agressões ou ameaças sofridas.

Faz parte das atribuições da Patrulha Família Segura o contato com o agressor para orientá-lo sobre o cumprimento das medidas, cientificando-o de que há um monitoramento especial sobre aquela situação. 

A patrulha também auxilia no encaminhamento da família agredida os serviços públicos de que ela necessite, como audiências judiciais – ocasião, aliás, em que pode ficar próxima do agressor.

A solicitação desse serviço pode ser feita logo após a elaboração do boletim de ocorrência. 

Após o trâmite da documentação pelo delegado de polícia e pelo Ministério Público, o juiz defere a medida protetiva e informa a Patrulha Família Segura para que inicie o acompanhamento da vítima.

O Programa Família Segura tem transformado a vida de inúmeros homens, mulheres e crianças, além de todos aqueles com quem se relacionam e que agora podem ter uma vida normal, mas, principalmente, sem abusos.