Últimas Notícias

Prefeitura de Registro-SP implanta o Programa Família Acolhedora



Prefeitura de Registro-SP implanta  o Programa Família Acolhedora


A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Registro-SP vai colocar em prática o Programa Família Acolhedora. 

Objetivo é oferecer acolhimento temporário a crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida de proteção



Mas para que o programa seja possível, precisamos de pessoas dispostas a acolher e amar crianças e adolescentes que, por algum motivo, estão afastados de suas famílias.  

O objetivo essencial do Programa é a reintegração familiar, ou seja, o retorno da criança ou adolescente à sua família de origem. 

Portanto, a Família Acolhedora deve colaborar na preservação do vínculo e da convivência entre irmãos e parentes, além de assumir os cuidados rotineiros com o acolhido, como educação, atendimento à saúde, proteção, etc. Durante todo o processo, terá apoio da equipe técnica da Secretaria de Assistência.









A Coordenadora Técnica de Proteção Social  Especial da Secretaria de Assistência, Eliane Maria dos Santos, explica que as famílias cadastradas acolhem, em suas residências, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida de proteção, em função de abandono ou pelo fato de a família se encontrar temporariamente impossibilitada de cumprir suas funções de cuidado e proteção.

 “Durante o período em que a criança permanecer com a família acolhedora, serão realizados todos os esforços visando o retorno ao convívio com a família de origem, extensa ou com pessoas significativas e, na impossibilidade, o encaminhamento para adoção”.  

Um dos requisitos para ser Família Acolhedora é não estar inscrito no Cadastro de Adoção. Além disso, antes de ser habilitada a participar do Programa, a pessoa deve passar por um processo de capacitação e avaliação. 

O fundamental é ter disposição afetiva e emocional para participar de uma ação que pode transformar a vida de uma criança e de sua família”, destaca Eliane. 

O período de acolhimento pode ser de até dois anos, com avaliação a cada seis meses pela equipe técnica do programa.

Para conhecer mais sobre o Família Acolhedora e fazer a pré-inscrição no Programa acesse o site da Prefeitura –na aba da Secretaria de Assistência Social (http://www.registro.sp.gov.br/assistencia_acolhedora.asp).