Últimas Notícias

CMDCA de Juquiá realiza conferências livres da criança e do adolescente


CMDCA de Juquiá realiza conferências livres da criança e do adolescente

“Os encontros têm por objetivo discutir políticas públicas, debater direitos, elaborar propostas e definir os delegados para a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, marcada para o mês de setembro”.

A Prefeitura de Juquiá, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realiza, até o próximo dia 27 de abril, as Conferências Livres da Criança e do Adolescente. Já foram realizadas as Conferências Livres nos dias 09 e 22 de março e 13 de abril. 

Os encontros têm por objetivo discutir políticas públicas, debater direitos, elaborar propostas e definir os delegados para a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, marcada para o mês de setembro. 






Além do público infanto-juvenil, participam das reuniões instituições e entidades ligadas à rede de proteção de crianças e adolescentes, alunos e representantes das escolas municipal e estadual.

A Presidente do CMDCA Júlia Gonçalves, destacou que o objetivo das Conferências Livres é mobilizar e articular crianças e adolescentes quanto á garantia de direitos no contexto da XI Conferência Nacional a ser realizada em outubro de 2019, cuja temática é a “Proteção integral, diversidade e enfrentamento da violência”.

Na oportunidade o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social João Alves de Arruda Junior, enfatizou ao público presente que as Conferências Livres são espaços democráticos para a troca de opiniões, de ideias, do diálogo, da sensibilização e do debate participativo e dinâmico, voltados para o fortalecimento da cidadania infanto-juvenil.  

- “É o momento no qual se discute as políticas públicas da criança e do adolescente. O objetivo é levantar propostas que tragam melhorias para as crianças e adolescentes, propostas que, posteriormente, serão levadas para a etapa municipal”, declarou o secretário.

Já a Diretora da Atenção Especializada representando a Secretaria Municipal de Saúde, Geovana Kurita, apresentou ao público infanto-juvenil presente, a importância na participação dos mesmos nas Conferências Livres e na Conferência Municipal e colocou à disposição todas as Unidades de Saúde do município para o apoio e conhecimento para elaboração de propostas voltadas às questões de Saúde da Criança e do Adolescente.

Após a realização das Conferências Livres, os resultados das discussões e produções são encaminhados para a comissão organizadora municipal e servirão de subsídios para os debates na XI Conferência Municipal.

Para o Prefeito Renato Soares, é importante a participação de crianças e adolescentes para a garantia da proteção integral conforme aponta o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

“Essa atividade fomenta a participação dos jovens como protagonistas nas políticas públicas do município, bem como nas discussões das mesmas”, concluiu o prefeito.

Confira o cronograma das próximas Conferências Livres:

27/04 – Sala dos Conselhos Municipais / Paço Municipal
Horário: 13h30 às 17h00

Mais informações:

CMDCA - (13) 3844-6111 Ramal 210 / e-mail: cmdca@juquia.sp.gov.br

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - (13) 3844-6111 Ramal 201