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AJOV é convidada para debater Fakenews na 5º Semana da Leitura do Instituto Federal


AJOV é convidada para debater Fakenews na 5º Semana da Leitura do Instituto Federal


Jornalistas foram convidadas para debater com alunos o fenômeno da Fakenews e suas consequências na sociedade 
   
A Associação dos Jornalistas do Vale do Ribeira – AJOV – foi convidada para participar da 5º Semana da Leitura, promovida pelo Instituto Federal de São Paulo – Registro, em uma roda de conversa com alunos e professores sobre o tema Fakenews (notícia falsa) e o poder das mídias. 

AJOV é convidada para debater Fakenews na 5º Semana da Leitura do Instituto Federal

O encontro aconteceu na terça-feira, 24/04, na biblioteca do instituto.  

Em clima descontraído e informal participaram do bate-papo as jornalistas Mônica Lima (assessora de comunicação empresarial e marketing e presidente da AJOV), Lucyenne Davis (assessoria de imprensa), Flávia Domingues (editora Jornal Regional), Mônica Bockor (assessora da Prefeitura de Registro) e Sueli Correa (assessoria da ACIAR), além do professor de Relações Internacionais Jeferson Pecori Viana, que também fez intervenções durante o debate, sobre o assunto que se tornou a pauta do momento nos meios de comunicação.  







A Semana da Leitura promovida pelo IFSP deu início no dia 23, segunda-feira, e encerra nesta sexta- feira, 27. De acordo com o professor de Português, Eduardo Osawa Ribeiro, um dos organizadores do evento e anfitrião, o objetivo da semana é o de “abrir o leque das informações, cultura, além de despertar o senso crítico dos alunos”.  

No debate foram abordados temas como a influência das mídias sociais sobre a sociedade e jovens, principalmente o imediatismo das notícias, a manipulação das informações e dados pessoais pelas mídias sociais com o uso de programas e aplicativos robôs, entre outras tecnologias de manipulação. 

Ao final ficou o alerta das jornalistas aos alunos, para que usem de forma consciente as ferramentas tecnológicas hoje disponíveis. 

Deram dicas de como identificar se uma notícia é verdadeira ou falsa com a intensão de prejudicar uma pessoa, instituição ou em ano eleitoral, siglas políticas ou candidatos. 

Para auxiliar na tarefa, foram repassados aos alunos links e dicas de sites e blogs de checagem, que denunciam a veracidade ou não da informação.