Últimas Notícias

3ª Semana Senac de Leitura tem parceria com o Museu da Imagem e do Som


3ª Semana Senac de Leitura tem parceria com o Museu da Imagem e do Som

Evento será de 23 a 28 de abril em todas as unidades e nos campi da instituição, com a tradicional Feira de Troca de Livro se atrações gratuitas sobre filmes e séries inspiradas em livros

Os livros são a tradução em versão escrita do imaginário do autor. Diversas obras tornam-se passaportes mais acessíveis para viagens incríveis. 

Quando as histórias transcendem as páginas de uma obra literária e ganham as telas, a jornada fica ainda mais intensa. Sob a temática “Filmes e Séries Inspiradas em Livros”, a 3ª edição da Semana Senac de Leitura será realizada de 23 a 28 de abril, em toda a rede Senac São Paulo. 






Ao todo, 60 unidades da instituição, incluindo os três campi do Centro Universitário Senac – em Santo Amaro, na capital; Águas de São Pedro e Campos do Jordão, no interior – vão oferecer palestras, oficinas e workshops gratuitos à comunidade, juntamente da Feira de Troca de Livros.

Segundo a pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, feita pelo Ibope para o Instituto Pró-Livro, 67% dos entrevistados afirmaram que não tiveram quem os estimulassem o hábito da leitura durante a infância. Diante disso, o Senac por meio de suas bibliotecas, promove há três anos a Semana Senac de Leitura 

O evento oferece espaços personalizados, serviços e ações culturais de qualidade totalmente gratuitas, contribuindo para ampliar a assiduidade à leitura da infância à vida adulta.

Programação

Em 2018, o evento terá exibição de filmes e atividades culturais promovidas em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), em cidades do interior.

O museu comandará atividades culturais nas 13 unidades participantes: Americana, Araçatuba, Birigui, Botucatu, Jaú, Marília, Pindamonhangaba, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista, São José dos Campos, Sorocaba e Santo André, onde há Pontos MIS – espaços de formação, difusão e circulação de obras cinematográficas.

“A parceria com o MIS dá a possibilidade de estabelecer a disseminação da cultura e da educação dentro do universo do audiovisual, literatura e arte”, afirmaCristiane Camizão Rokicki, coordenadora da rede de bibliotecas do Senac São Paulo.

No Senac Registro-SP, a parceria inclui a oficina Vídeo de bolso com celular: iniciação ao curta metragem e conto brasileiro e transmissão do filme O vendedor de sonhos.

Na oficina, que será realizada na terça-feira, 24 de abril, das 13 às 18 horas, os participantes mergulharão em contos relevantes da literatura brasileira para escreverem roteiros inspirados ou adaptados. No final, os trabalhos realizados e finalizados serão exibidos na tela grande e compartilhados pelos celulares.

Já à noite, das 19 horas às 20h30, será transmitido o filme O vendedor de sonhos, que narra a história de um psicólogo decepcionado com a vida eque tenta o suicídio, mas é impedido por intermédio de um mendigo. Uma amizade peculiar surge e, logo, a dupla passa a tentar salvar pessoas ao apresentar um novo caminho para se viver.










Feira de Troca de Livros

A Semana Senac de Leitura tem como proposta estimular a reflexão sobre a importância da produção escrita e da leitura como elementos formadores de indivíduos críticos, por isso, contará também com aFeira de Troca de Livros e gibis, promovida pela instituição há mais de 10 anos.

No Senac Registro, as trocas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas. Para participar, os interessados devem ir até a unidade com livros e gibis em bom estado de conservação e trocar por outro título disponível para troca.Não serão aceitos materiais com conteúdo didático, político ou religioso, enciclopédias, dicionários, guias e revistas. Livros são trocados por livros e gibis por gibis.

Edições anteriores

A cada edição, a Semana Senac de Leituraoferece ao público oficinas, instalações, rodas de conversa e participações de palestrantes famosos.

Em 2016, a proposta foi que cada unidade organizasse açõesdentro do universo da leitura e educação, com parceria do Instituto Rubem Alves. 

O cantor de rap brasileiro Criolo falou sobre O Encontro da Cultura na Contramão da Sociedade na unidade da Aclimação. Já o Senac Jaú, promoveu uma oficina de bonecas africanas chamadas de Aboyami, símbolo de tradição e resistência.

A segunda edição, em 2017,abordou a literatura fantásticae histórias em quadrinhos. A unidade de Santo André colocou como assunto principal as obras da escritora J. K. Rowling e a famosa saga de Harry Potter. 

Na unidade da Lapa Scipião, grafiteiros reproduziram narrativas em formato de história em quadrinhos em painéis a céu aberto.Desde sua criação, cerca de 40 mil pessoas participaram dos eventos promovidos na rede Senac São Paulo.

Outros destaques e para conferir a programação completa e se inscrever, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeleitura

Vagas limitadas.

Serviço:
Semana Senac de Leitura 2018
Tema:Filmes e Séries Inspiradas em Livros
Data: de 23 a 28 de abril
Local: rede Senac São Paulo
Preço: Gratuito
Informações e inscrições:www.sp.senac.br/semanadeleitura

Programação do Senac Registro-SP

Feira de Troca de Livros
Data: de 23 a 28 de abril
Horário: segunda à sexta-feira, das 9 às 20 horas

Intervenção: O guardião de memórias

Data: 23 de abril
Horário: segunda-feira, das 13h30 às 15h30
Projeto com objetivo de promover o diálogo, reduzir preconceitos, estimular a compreensão e conhecimento. Na sua forma inicial, é uma biblioteca humana configurada como um espaço de diálogo e interação.

Oficina: vídeo de bolso com celular - iniciação ao curta metragem e conto brasileiro

Data: 24 de abril
Horário: terça-feira, das 13 às 18 horas
Nessa oficina os participantes irão realizar curtas-metragens usando o próprio celular como câmera! Os participantes mergulharão em contos relevantes da literatura brasileira para escreverem roteiros inspirados ou adaptados.

Pontos MIS no Senac Registro-SP - Filme: O Vendedor de Sonhos
Data: 24 de abril
Horário: terça-feira, das 19 horas às 20h30

Roda de leitura e oficina – Sopa “Di-versos”
Data: 26 de abril
Horário: quinta-feira, das 13h30 às 15h30
Thiago Matias Lima, agitador cultural, organizador de várias batalhas de rimas da grande SP e Baixada Santista, mostra a importância da leitura, incentivando a criar textos e versos através das palavras, rimas, bits, expressão corporal e cantos. 

Cine pipoca no Senac Registro-SP: Extraordinário
Data: 27 de abril
Horários: sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas