Últimas Notícias

1º Congresso Cajatiense sobre Autismo



1º Congresso Cajatiense sobre Autismo


Está sendo realizado entre os dias 16 a 20 de abril e de 25 a 27 de abril, na Câmara Municipal de Cajati, das 18h às 20h, totalmente gratuito e com entrega de certificado a cada dia, o 1º Congresso Cajatiense sobre Autismo.

Foi idealizado para homenagear o dia Mundial do Autismo, que ocorre sempre no dia 2 de abril.

Objetivo é apresentar o tema Autismo à população, com a finalidade de desmistificá-lo e, assim, ofertar maiores informações sobre a doença.

O evento está sendo promovido pelo Condefi (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos as pessoas com Deficiência de Cajati) com apoio dos colaboradores: 

Prefeitura Municipal de Cajati; Câmara Municipal de Vereadores; Rede de deficiência de Cajati; e dos Departamentos de Educação, Assistência Social, Saúde, Obras, Cultura e Esporte; Escola Especializada Paulo Freire-APAE; TropDan; Minds Up, Órion Brasil; Plaza Center; Jô Arts e Ju Matrizes e Bordados, Sr. Saulo da Studio Arts.








Programação:


16/04 – Abertura com Sessão Solene

Palestra “Garantias de Direitos das Pessoas com TEA” – Dr. Ronilson Silva com participação do Dr. Fernando Scharamm – Live Coach para Pessoas com Deficiência

17/04 – Efetivação dos Direitos no Sistema Municipal de Educação com a supervisora de educação de Cajati, Ana Paula Batista.

18/04 – Avaliação Pscoeducacional do Aluno com TEA com a psicóloga Especialista em Neuropscologia, Andressa Feitosa de Lima.

19/04 – Tecnologia Assistiva no AEE do aluno com TEA com o professor especialista do AEE, Edmar Moura.

20/04 – Quebra de Tabu na Medicalização das pessoas com TEA

25/04 – TEA: Comunicação Verbal e Não Verbal com a fonoaidióloga Suellen Souza Carneiro.

26/04 – TEA: O Papel da Equipe Multidisciplinar no Atendimento à Pessoa com TEA com a terapeuta ocupacional Karina Cardoso, com a assistente social Juliane Lourenço, com a nutricionista Hemilli Cristina, psicóloga Clauco Gonçalves, pedagifa Sibele Costa Baptista e com a fisioterapeuta Izabelly Duarte.

27/04 – Do Diagnóstico Precoce à Autonomia: A História de Guilherme, com a presidente da AMAR (Associação Amigos do Autista de Registro) Elizandra A. Nóbrega.






O que é autismo?


O Autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo.

Esse transtorno não possui cura e suas causas ainda são incertas, porém ele pode ser trabalhado, reabilitado, modificado e tratado para que, assim, o paciente possa se adequar ao convívio social e às atividades acadêmicas da melhor forma possível. 

Quanto antes o Autismo for diagnosticado, melhor é, pois o transtorno não atinge apenas a saúde do indivíduo, mas também de seus cuidadores, que, em muitos casos, acabam se sentindo incapazes de encararem a situação.