Últimas Notícias

Vale do Ribeira inicia discussão para o Plano de Desenvolvimento Estratégico 2018-2027




Vale do Ribeira inicia discussão para o Plano de Desenvolvimento Estratégico 2018-2027



Pensar o futuro da região é o objetivo do Plano de Desenvolvimento Estratégico do Vale do Ribeira 2018-2027, que começou a ser elaborado nesta quarta-feira (7), em reunião realizada na Prefeitura de Itanhaém. 

O documento será produzido em parceria entre o Instituto Jus, o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR), o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (CONSAÚDE), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB) e o Parlamento do CODIVAR/UVESP. 

Também participará dos trabalhos o ex-prefeito de Ilha Comprida Décio Ventura (2009-2016), que coordenou a execução de estudo semelhante no início da década de 2000.







O prefeito de Itanhaém e presidente do CODIVAR, Marco Aurélio Gomes, destacou a importância do plano para sinalizar as necessidades da região nos próximos anos. “Precisamos atualizar as demandas para definir as prioridades que serão discutidas junto às demais esferas de governo”, afirmou.

O trabalho consiste na análise do cenário de demandas dos 24 municípios do Vale do Ribeira até 2027 em quatro eixos:  Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Mobilidade e Meio Ambiente. Será criado ainda um manual baseado em um processo participativo que visa fortalecer os ambientes de governança.

Marco Aurélio traz ao grupo a experiência da elaboração do Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico da Baixada Santista, pelo CONDESB (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista), presidido por Gomes em 2014. “Ao longo de 152 reuniões com gestores públicos e privados definimos 179 estratégias, ações e programas de desenvolvimento para a Baixada Santista. Um exemplo fantástico que vamos levar para o Vale do Ribeira”.

Presidente do Instituto Jus, Sinoel Batista foi prefeito de Penápolis (1989-1992) e é especialista em gestão de políticas públicas. Segundo ele, a proposta do estudo visa atualizar o Plano Estratégico desenvolvido em 2000 sobre o aspecto estrutural, socioeconômico e de ocupação de território. “Vamos estruturar as linhas de atuação para os próximos dez anos, construindo diretrizes claras e pactuadas com gestores públicos e entidades representativas”.

A próxima etapa será a apreciação e aprovação do estudo pelo Conselho de Prefeitos do CODIVAR. Definidos os quatro eixos, será estabelecido um cronograma de ações para início das fases de análises, diagnósticos e definição das diretrizes.

Também participaram da reunião pelo CONSAÚDE o presidente e prefeito de Barra do Turvo Dr. Jeferson Luiz Martins e o superintendente José Antônio Antosczezem. Pelo CODIVAR o superintendente Wilber Rossini. Pela Prefeitura de Itanhaém o secretário de Governo de Itanhaém André Caldas. Pelo Parlamento do CODIVAR/UVESP o presidente e vereador de Pedro de Toledo Marcos Melhado, acompanhado do vice-presidente e presidente da Câmara de Barra do Turvo Élcio Silva Reis.