Últimas Notícias

Prefeito Renato Soares assina convênio com Governo Federal e implantará o Programa Internet para Todos em Juquiá




Prefeito Renato Soares assina convênio com Governo Federal e implantará o Programa Internet para Todos em Juquiá


“O programa promoverá inclusão digital levando internet para bairros da zona rural que ainda não possui esta importante ferramenta do mundo moderno”.

No dia 12 de março o Prefeito Renato Soares, esteve na cerimônia de assinatura do convênio“Programa Internet para Todos”, que foi realizada na capital federal. 

O Programa tem como objetivo disponibilizar internet a população que hoje não possui conexão com o serviço.
O Internet para Todos não oferecerá gratuitamente a conexão, mas a preços reduzidos, pois a empresa credenciada, por tergarantias e isenções, pode oferecer serviço com um valor menor.As conexões do Programa serão feitas por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017 e com previsão de 18 anos de vida útil.





O programa ampliará a cobertura de banda larga no Brasil, levando acesso diretamente a população atualmente desatendida, utilizando-se do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac). 

Isso permitirá a oportunidade de contratar os serviços em condições justas e razoáveis, abaixo dos valores praticados atualmente pelo mercado.

O Gesac oferece conexão à internet em banda larga – por via terrestre e satelital – a telecentros, escolas, hospitais e postos de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos, de forma gratuita.

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) é parte do esforço do governo federal para ampliar o acesso à internet banda larga no país. 

O equipamento será o responsável por prover a conexão, especialmente nas regiões mais remotas. Lançado em 4 de maio de 2017, o equipamento tem capacidade para cobrir toda o território brasileiro. 

É o primeiro satélite geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. O projeto é fruto de uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa, com investimentos estimados em R$ 3 bilhões. A previsão é que ele seja operacional por 18 anos.

O SGDC é um satélite de alta capacidade (HTS) de feixes multifocais capaz de entregar mais de 57 Gbps sobre o território brasileiro. 

Seus principais objetivos são:Reduzir as desigualdades do Brasil com o provimento de serviços de internet de alta qualidade para 100% do território nacional como parte do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL);Prover soberania e meios seguros para o governo brasileiro e as comunicações estratégicas de defesa; Adquirir tecnologias críticas para a indústria espacial brasileira, permitindo que o setor assuma posições cada vez mais relevantes nos futuros programas espaciais do país.

Durante o evento além da internet para todos, o presidente Michel Temer assinou um reforço financeiro para os municípios no valor de R$ 2 bilhões de reais.
“Estive na capital federal junto aos mais de 2.000 chefes do Executivo para assinar o convênio do Programa Internet para Todos. 
O programa é muito importante na promoção de uma maior inclusão digital em Juquiá.Com este serviço vamos levar internet para bairros da zona rural que não tem comunicação com o mundo, resolvendo também o problema de telefonia sem fio, já que pelo WhatsApp é possível fazer ligações.

 Quem mora na zona rural sabe o sofrimento que é, não conseguir se comunicar. 

Estou muito feliz com essa conquista” finalizou Renato Soares.