Últimas Notícias

O poder dos aromas na promoção da saúde no Senac Registro-SP


O poder dos aromas na promoção da saúde no Senac Registro-SP
André Marsura




Especialista do Senac Registro-SP explica os benefícios da aromaterapia em curso focado para capacitar profissionais da área


A prática da aromaterapia extrai óleos de raízes, folhas, frutos e flores para promover o bem-estar e tratar de indisposições física e mental de pessoas de todas as idades.  Segundo André Marsura, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Registro-SP, “essas substâncias possuem propriedades naturais com ações anti-inflamatória, analgésica, expectorante, anticéptica, vermífuga, cicatrizante e germicida”.

“Cada substância tem um princípio ativo que pode ajudar a normalizar pressão sanguínea, humor, respiração, frequência cardíaca e concentração e podem ser usadas de diversas maneiras, em massagem, aromatizadores de ambiente, sachês e escalda pés”, explica.






As fragrâncias restauram a energia do corpo e até mesmo do meio ambiente, tanto que podem ser aplicadas com segurança em residências e organizações. Respondem positivamente em locais de trabalho para estimular a concentração dos profissionais. São ativos potentes que possibilitam à aromaterapia ser um complemento da medicina por focar na promoção da saúde.

Por causa dessa perspectiva, o Ministério da Saúde anunciou, em 12 de março, a inclusão desse e outros nove tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais agora são suplementares aos tratamentos médicos tradicionais.

Indicações de uso


Em casa: existem diversas combinações para trazer equilíbrio e bem-estar. No quarto, cabe muito bem as essências de lavanda, camomila, lemon grass e citronela. Para o banheiro, os mais adequados são os aromas frescos, como eucalipto. Já na cozinha, o docente recomenda os cítricos da laranja doce, grapefruit e o gerânio.

Nas organizações ou para os estudos: a sugestão é usar a essência de ylang ylang, extraída de uma flor oriental. “Esse óleo possui propriedades estimulantes para dar aquele ânimo no trabalho, além de ter um perfume exótico muito agradável”, diz Marsura.



Marketing sensorial


O poder dos aromas na promoção da saúde no Senac Registro-SP
Victor Oliveira Queiroz Ferreira
Os aromas conquistaram também os estrategistas empresariais. O marketing sensorial adota as fragrâncias para fidelizar o consumidor por meio do estímulo do olfato. O cheiro que aromatiza a loja, por exemplo, fica na memória do comprador e o faz lembrar automaticamente da marca referente a esse local.

Segundo o docente da área de gestão e negócios do Senac Registro-SP, Victor Oliveira Queiroz Ferreira, “ o olfato é o nosso sentido mais primitivo e diretamente conectado com as áreas mais profundas do cérebro, que, por sua vez, dominam instintos, memórias e emoções. Sendo assim, a aromaterapia é uma estratégia dentro do marketing para alavancar vendas de várias maneiras”.

Um odor agradável pode desencadear sensações no cérebro que podem alterar positivamente o humor de uma pessoa. “Trata-se de levar o cliente a uma percepção de valor única e inequívoca, proporcionando-lhe uma vivência memorável que o estimulará a repetir e difundir a experiência de consumo, independentemente do preço”, finaliza Ferreira.



Senac Registro-SP tem curso na área


            A unidade está com inscrições abertas para o curso Aromaterapia, com duração de 40 horas. Durante as aulas, os participantes serão capacitados sobre os efeitos dos óleos essenciais e como utilizá-los adequadamente. A programação começará a partir do dia 7 de abril, aos sábados, das 9h30 às 13h30. Outras informações no Portal Senac www.sp.senac.br/registro ou na própria unidade, localizada na Rua Teiti Koki, 105, Vila Florida.

Serviço



Aromaterapia

Data: 7 de abril a 23 de junho

Horário: aos sábados, das 9h30 às 13h30

Duração: 40 horas



Senac Registro
Endereço: Rua Teiti Koki, 105 - Vila Florida
Informações: www.sp.senac.br/registro