Últimas Notícias

Circuito Sesc de Artes passa por seis cidades do Vale do Ribeira com intensa programação cultural gratuita




Circuito Sesc de Artes passa por seis cidades do Vale do Ribeira com intensa programação cultural gratuita


Os municípios de Eldorado, Iguape, Jacupiranga, Miracatu, Pariquera-Açu e Sete Barras recebem shows, espetáculos de dança, circo e diversas intervenções artísticas livres para todos os públicos, durante os finais de semana de 6 a 15 de abril.

Circuito Sesc de Artes passa por seis cidades do Vale do Ribeira com intensa programação cultural gratuita

De 6 a 22 de abril, o Sesc São Paulo realiza o Circuito Sesc de Artes, evento que circula por 120 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, em municípios que não têm unidades da instituição em seu território.  

Com atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias e artes, a 10ª edição do Circuito envolve 106 trabalhos artísticos com cerca de 400 artistas em mais de 1000 ações, todas gratuitas e livres para todos os públicos, que acontecem de sexta a domingo, das 16h às 21h30.






São cerca de 600 horas de programação, com apresentações realizadas em praças e ruas, neste evento que propõe a ocupação dos espaços públicos, ampliação das possibilidades de convivência, circulação de trabalhos artísticos e reflexões sobre outras relações possíveis entre centro e periferia.

Nessa iniciativa, Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc SP, afirma que a instituição, voltada para a Cultura em seu espectro mais amplo, "realiza uma programação que alcança  cidades do interior e do litoral que não contam com a presença do Sesc, que traz a marca da diversidade e da pluralidade, mobilizando todos os públicos em torno da Cultura". Miranda enfatiza que "realizar o Circuito Sesc de Artes em praças públicas, com acesso amplo e gratuito, colabora no fortalecimento das relações e das parcerias institucionais que se estabelecem localmente, pois assim mobiliza-se a comunidade em torno de atividades cujo caráter simbólico o Sesc entende como um direito fundamental de todos".

O Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais. Para a coordenação dos trabalhos, 21 unidades do Sesc em todo o Estado estão envolvidas na realização do evento que ocorre em cidades de suas regiões.

DESTAQUES NO VALE DO RIBEIRA






No fim de semana de 6 a 8 de abril, o Circuito Sesc de Artes passa por Miracatu, Eldorado e Pariquera-Açu como tradicional grupo de teatro Parlapatões apresentando ao público o universo dos palhaços, onde quatro personagens vivem um dia de aventuras cotidianas, no espetáculo Os Mequetrefe. Em artes visuais, tem atividade que vai possibilitar ao participante acompanhar a produção dos monóculos, desde a fotografia com câmera analógica, a revelação do filme e a montagem dos visualizadores com lente.Utilizando energia solar, limpa e renovável, o CINESolar exibe filmes ao ar livre. Trata-se de um carro furgão equipado com placas solares que geram e armazenam energia e alimentam toda a projeção. As sessões serão temáticas e o público vai escolher qual filme quer assistir.

Já entre os dias 13 e 15 de abril, Iguape, Jacupiranga e Sete Barras recebemo Grupo Luceros, apresentando o espetáculoLucerosDança Toninho Ferragutti,com coreografias inspiradas na música “A Sombra da Asa Branca”. Em teatro, o público infantil confere a peçaZôo-ilógico da Cia Truks, em que objetos do dia a dia ganham vida e se transformam em criaturas animadas. E visando estimular a criatividade das crianças, os Bololofos convidam os participantes a usarem a imaginação para criar um boneco de pelúcia original. No ateliê criativo, elas recebem um boneco em branco, que pode ser customizado em qualquer posição, com desenhos, cores, membros, cabelos e acessórios.










Circuito Sesc de Artes no Vale do Ribeira

1º fim de semana
Miracatu | 6 de abril, sexta-feira
Praça da Bandeira, nº 10, Centro
Eldorado | 7 de abril, sábado
Praça Engenheiro Bauer, nº 96, Centro
Pariquera-Açu | 8 de abril, domingo
Coreto da Praça da Matriz - Romeu Monti, nº 673, Centro
Horário: das 16h às 21h30
Grátis. Livre.

Atrações:
Teatro: Os Mequetrefe -Parlapatões (SP)
Circo: A Sanfonástica Mulher-Lona - Lívia Mattos (SP)
Música: Unidos do Swing (SP)
Cinema: Cinesolar – Monstros Animados (SP)
Artes Visuais: Monóculos Fotográficos – Roger Sassaki (SP)
Artes Visuais: Birutas Voadoras – Engenharia Lúdica (SP)
Literatura: Leia-Biblioteca na Praça – Muda Práticas Culturais e Educativas (SP)

Circuito Sesc de Artes no Vale do Ribeira
2º fim de semana
Iguape | 13 de abril, sexta-feira
Praça da Basílica- Porto Osório, nº318, Centro, Iguape
Jacupiranga | 14 de abril, sábado
Praça Flor da Vila - Rua Guará, nº405, Centro, Jacupiranga
Sete Barras | 15 de abril, domingo
Praça da Matriz - Rua Dom Idílio José Soares, nº426, Centro, Sete Barras
Horário: das 16h às 21h30
Grátis. Livre.

Atrações:
Teatro: Zôo-Ilógico -Cia. Truks (SP)
Dança: Luceros Dança Toninho Ferragutti – Grupo Luceros e Toninho Ferragutti (SP)
Circo: Cabaré de Rua – Circo no Ato (RJ)
Música: Sax In The Beats (SP)
Artes Visuais: Bololofos – Cia. Bololofos (SP)
Literatura: Leia-Biblioteca na Praça – Muda Práticas Culturais e Educativas (SP)
Cinema de Imersão: Realidade Virtual – Em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de SP

A programação completa está na internet: sescsp.org.br/circuitosescdeartes
Compartilhe: #circuitosescdeartes
Sesc Registro
Tel. (13) 3828.4960

Link chamada Circuito Sesc de Artes 2018

Link video Circuito Sesc de Artes 2018

Programação detalhada em Miracatu, Eldorado e Pariquera-Açu


ATRAÇÕES

Gabinete de Curiosidades e Habilidades
Artes visuais
MonóculosFotográficos (SP)
Roger Sassaki
Os participantes desta atividade acompanham a produção dos monóculos, desde a fotografia com câmera analógica, a revelação do filme e a montagem dos visualizadores com lente. Todos os monóculos ficarão expostos, para que o público possa relembrar como era ter uma fotografia em um ponto turístico ou evento especial, como um circo ou parque de diversões.

Birutas Voadoras
Engenharia Lúdica (SP)
Oficina de confecção de biruta em ponta de vara de pesca, usando papel de seda colorido e estampado. Com as artistas educadoras Samara Costa, Bárbara Freitas e Vanessa Biffon, os participantes constroem os brinquedos e aprendem movimentos espontâneos e coreografias no ar. Um conceito de engenharia lúdica, ação artística que incentiva uma aprendizagem viva.

Literatura
Leia - Biblioteca na Praça
Muda Práticas Culturais e Educativas
O espaço que recebe o Circuito Sesc de Artes também ganha uma biblioteca ao ar livre, com bancos e almofadas, além de uma seleção de livros especialmente escolhidos. O público poderá, inclusive, fazer a troca de livros e levar um exemplar para casa, desde que deixe outro nas estantes.

Teatro
Os Mequetrefe
Parlapatões (SP)
Quatro palhaços vivem um dia de aventuras cotidianas que parecem não ter absolutamente nenhuma lógica e acabam mostrando que é possível encarar a vida de uma forma incomum, hilária e poética. O espetáculo, inspirado na obra de Edward Lear, criador do termo “nonsense”, tem roteiro de Hugo Possolo e direção de Álvaro Assad, da carioca Cia. Etc e Tal.

Circo
A Sanfonástica Mulher-Lona
Lívia Mattos (SP)
A artista, musicista e socióloga Lívia Mattos, sanfoneira da banda de Chico César, apresenta um miniconcerto ambulante comandado por uma personagem vestida de lona de circo, que toca acordeom, transita pelo público e o carrega por todo o espaço do Circuito, como em um picadeiro ao ar livre.

Música
Unidos do Swing (SP)
O grupo de músicos profissionais, dançarinos de lindy hop (mistura de sapateado com charleston) e artistas circenses formou o Unidos do Swing em 2014, para sair no Carnaval paulistano. Desde então, eles unem as tradições do Mardi Grass, o Carnaval de Nova Orleans (EUA), com a folia brasileira em shows performáticos com música e dança, que não deixam o público de fora da festa.

Cinema
CINESolar – Monstros animados
Este cinema itinerante utiliza energia solar, limpa e renovável, para exibir filmes ao ar livre. O furgão é equipado com placas solares que geram e armazenam energia e alimentam toda a projeção. As sessões serão temáticas e o público vai escolher qual produção quer assistir: “Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas)”, “Monstros S/A” ou “Frankenweenie”.

Programação detalhada em Iguape, Jacupiranga e Sete Barras

ATRAÇÕES

Teatro
Zôo-ilógico
Cia. Truks (SP)
Objetos do dia a dia ganham vida, se transformam em criaturas animadas e divertem não só um pai que queria levar o filho ao zoológico e também o público. O espetáculo de teatro de objetos foi celebrado pela inovação de linguagem, onde bichos são construídos com pratos, panos, garrafas, talheres e tudo o que estiver ao alcance das mãos dos artistas.

Dança
LucerosDança Toninho Ferragutti
Grupo Luceros (SP)
A partir de uma coreografia inspirada na música “A Sombra da Asa Branca”, a companha paulista criou um espetáculo completo baseado nas composições do músico e acordeonista Toninho Ferragutti, que comemora 35 anos de carreira. Nesse encontro dos ritmos nacionais com a intensidade do flamenco, o sapateado, a movimentação dos quadris, braços e mãos da dança espanhola ganham uma alegria regional bem brasileira.

Circo
Cabaré de Rua
Circo no Ato (RJ)
O espetáculo reúne diversos números da companhia carioca, com malabares, acrobacias, equilíbrio e outras técnicas, com presença ainda de música e comédia, o que leva a linguagem do universo circense tradicional para um espaço público e aberto. O grupo é formado por 12 artistas experientes em diferentes técnicas do circo, com formação também em dança, teatro e música.

Música
Sax in the Beats (SP)
A dupla paulistana que toca sax e bateria com máscaras de cavalo e panda tem uma proposta de música de rua, com elementos de comédia e interação. O repertório de Jônatas Paiva e Nilton Cezar tem versões instrumentais do jazz, clássicos do rock,MPB e canções pop.

Artes visuais
Bololofos (SP)
Neste ateliê criativo, as crianças participantes usam a imaginação para criar um boneco de pelúcia original. Elas recebem um boneco em branco, que pode ser customizado em qualquer posição, com desenhos, cores, membros, cabelos e acessórios acrescentados com orientação dos artistas. É uma atividade que valoriza a estética e a criatividade infantil.

Literatura
Leia - Biblioteca na Praça
Com Muda Práticas Culturais e Educativas
O espaço que recebe o Circuito Sesc de Artes também ganha uma biblioteca ao ar livre, com bancos e almofadas, além de uma seleção de livros especialmente escolhidos. O público poderá, inclusive, fazer a troca de livros e levar um exemplar para casa, desde que deixe outro nas estantes.

Cinema
Cinema de Imersão – Realidade Virtual
Em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Com cinco filmes, o público é convidado a experimentar essa tecnologia imersiva que abre possibilidades de novas formas de contar histórias. Neste formato o espectador é o protagonista da ação, construindo seu ponto de vista sobre o filme.