Últimas Notícias

CONSEA-SP realiza reunião com Comissão Regional do Vale do Ribeira


CONSEA-SP realiza reunião com Comissão Regional do Vale do Ribeira


Encontro acontecerá nesta quarta-feira, dia 21, na Casa da Agricultura, em Registro-SP



O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA-SP), por meio da Comissão Regional de Segurança Alimentar do Vale do Ribeira reúne os membros nesta quarta-feira, dia 21 de fevereiro, das 10 às 13 horas, na Casa da Agricultura de Registro-SP para iniciar os trabalhos a serem desenvolvidos na Região para o fomento da agricultura familiar.

O encontro contará com a presença do secretário-executivo do CONSEA-SP, José Valverde. Valverde que também é coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), reforça a atuação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, nas tratativas de levar par ao Estado de São Paulo o desenvolvimento da política pública de segurança alimentar. 





“Por determinação do Governador Geraldo Alckmin e do Secretário Estadual Arnaldo Jardim, o foco do CONSEA tem sido o desempenho das comissões regionais, e dessa forma, descentralizamos as ações e ficamos cada vez mais perto dos anseios dos produtores”.

Para a coordenadora da Comissão, Heloisa de França Dias, este é o primeiro passo para a reorganização da Região e buscar parceiros para dar continuidade e melhorar a atuação e o diálogo com os produtores locais. “Aqui é a coração da produção orgânica, e precisamos potencializar isso”.

A pauta ainda traz assuntos como: apresentação das atribuições do Consea-SP, apresentado pela diretora-técnica, Rudinéia Carla Augusto, além da apresentação dos novos membros, eleição do secretário-executivo da comissão, entre outros assuntos.

Os membros da Comissão além da coordenadora, que representa a Associação dos Remanescentes de Quilombo de São Pedro, ainda, foram eleitos pela sociedade civil: Irinéia Simões de Souza, da associação de Pais e amigos dos Excepcionais de Registro-SP, Juhaine Marjorie Jaze Siqueira Santos, da Sociedade de Assistência a Maternidade e a Infancia de Juquiá, Valmir dos Santos Nascimento, da Cooperativa Agroecológica dos Agricultores Familiares do Vale do Ribeira e Litoral Sul e a representante da Cooperativa dos Agricultores Quilombolas do Vale do Ribeira, Zeni de França da Rosa.









Já pelo Poder Público, as vagas foram ocupadas por Diego Alexandre Matsuda Falcão Haiek, da Prefeitura de Registro; Eder Florêncio Pereira, de Juquiá e Taís Cristina Canola, representando o Instituto de Cooperativismo Registro-SP.

A CRSANS é um órgão com representação governamental e de organizações da sociedade civil que possuam atividades relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, desenvolvendo suas atividades em consonância com os objetivos do CONSEA/SP. A Comissão Regional de Segurança Alimentar do Vale do Ribeira é composta pelos municípios: Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera Açu – ERP, Pedro de Toledo, Registro, Sete Barras.



Serviço

A Casa da Agricultura de Registro-SP, vinculada a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, fica na Av. Wild José de Souza, 456, Vila Tupy – Registro-SP.