Seja a solução para o cliente
Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP |
Por que o consumidor escolheria
sua loja, seu produto ou serviço e não o concorrente? Se você titubeou para
responder, é melhor pensar no assunto. Ter um diferencial é importantíssimo
para aumentar as chances de sucesso de qualquer empreendimento.
Por mais simples que seja seu
negócio, sempre é possível apresentar algo que chame a atenção do cliente a
ponto de influenciar a decisão de compra.
Isso é vital para o empreendedor,
considerando a competição acirrada existente entre quem vende produtos iguais
ou semelhantes, entre empresas localizadas perto ou longe – o comércio online
eliminou distâncias – e entre empresas de segmentos diferentes, mas que
disputam o mesmo público-alvo.
O consumidor quer satisfazer suas
necessidades e desejos. É fundamental saber qual a “dor” dele e oferecer a
solução.
Quando alguém compra um produto,
não leva apenas o item físico, mas sua representação. A carne para o churrasco
significa descontração, reunião de amigos e família; a roupa nova é a imagem da
pessoa para o mundo, elevação da autoestima; o televisor com tela maior é
aproximar-se do time do coração e poder vibrar ainda mais a cada gol.
Você tem de deixar evidente que
seu negócio possui o que o consumidor procura a ponto de convencê-lo a gastar
dinheiro com você e não no estabelecimento ao lado. Você pode se destacar com
melhor atendimento, agilidade na entrega, preço baixo, qualidade, mercadorias
exclusivas, pós-venda eficiente e assim por diante. Sua empresa tem de ser o
caminho para a realização do cliente.
Isso se faz conhecendo bem o
público-alvo e sua demanda. Em termos de negócio, a vantagem ofertada deve ser
sustentável. Se sua aposta de diferencial é somente vender barato, como fica
quando o concorrente adotar a mesma estratégia? Tudo o que um faz o outro pode
copiar, por isso invista em mais de uma frente, vá além.
A combinação de benefícios vai
diferenciar seu negócio dos demais, torná-lo único e mostrá-lo capaz de suprir
a carência do consumidor.
Seja o primeiro a aparecer com a
solução para o cliente e conquiste-o.
Bruno Caetano é diretor
superintendente do Sebrae-SP