Últimas Notícias

Reunião: Bolsonaro na Abavar contra a Importação de Bananas do Equador neste 15/01

Reunião: Bolsonaro na Abavar contra a Importação de Bananas do Equador neste 15/01


Na próxima segunda-feira dia (15/01) às 18:h30, acontecerá uma reunião com Bananicultores e o Deputado Federal Jair Bolsonaro na sede da Abavar (Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira), para falar sobre a importação de Bananas do Equador.




Abavar (Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira) fica localizada na Rua H. Matsuzawa, nº 875, em Registro-SP, telefone de contato (13)3821-1950.


Reunião: Bolsonaro na Abavar contra a Importação de Bananas do Equador neste 15/01

Jair Bolsonaro chegou a discursar no Congresso Nacional falando sobre a Importação da Bananas do Equador:




Presidente, eu sou deputado federal do sexto mandato lá do Rio de Janeiro, mas eu fui criado no Vale do Ribeira, mais especificamente no município de Eldorado Paulista. 

Eu quero voltar pela segunda vez aqui, porque eu estive agora no Vale do Ribeira, em vários municípios; estive lá na Abavar – Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira, e o problema lá beira o terrorismo. 

Por quê? Acredite se quiser: “Instrução normativa número 3 de 2014″, publicada no D.O. [Diário Oficial] de 21 de março, por coincidência o dia do meu aniversário. 

Essa instrução é do Ministério da Agricultura.

Permite a importação de bananas do Equador diretamente para o Ceagesp – [Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de] São Paulo. Pelo que eu aprendi nos bancos escolares, Equador sequer faz divisa com o Brasil. 

A distância em linha reta são 4.300 quilômetros. Por estrada, 6.2oo [na verdade, 6.221] quilômetros. Arredondando os números, um caminhão gastaria para ir e voltar 6.000 litros de óleo diesel. Pagaria pedágio, salário do motorista, manutenção do caminhão, seguro… Eu não entendo como essa banana pode chegar de forma competitiva lá.