Últimas Notícias

Legado das Águas realiza oficinas com prefeituras e empreendedores para desenvolver o turismo local em Juquiá, Miracatu e Tapiraí

Legado das Águas realiza oficinas com prefeituras e empreendedores para desenvolver o turismo local em Juquiá, Miracatu e Tapiraí


Miracatu, janeiro de 2018 – O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, em parceria com o Instituto Votorantim e as prefeituras de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, realiza nos dias 30 e 31 de janeiro, oficinas em Turismo voltadas para o poder público e empreendedores do segmento turístico das cidades que integram o Plano de Turismo Integrado Regional. 

A ação é uma das mais importantes do processo, pois será o momento em que serão apresentados os resultados dos diagnósticos realizados durante todo o plano de trabalho, e serão discutidas as estratégias, diretrizes e ações para o desenvolvimento do turismo regional.

As oficinas são mais uma das etapas da elaboração do Plano de Turismo Integrado Regional (PTIR), que acontece por meio do Programa de Apoio à Gestão Pública, iniciativa que o Legado das Águas desenvolve desde 2014 nos três municípios. 

programa oferece soluções em gestão pública para as prefeituras e empresas investidas da Votorantim, atuando na modernização, no ordenamento territorial, no planejamento governamental e na transparência e fomento à participação social, articulando parcerias e recursos, formando gestores públicos e apoiando o desenvolvimento local.






Entre as diretrizes do Plano de Turismo Integrado Regional estão a busca por mecanismos e fontes de captação em médio e longo prazos para financiamento dos projetos; capacitação de gestores públicos e prestadores de serviços; mapeamento da infraestrutura necessária, gargalos e entraves, prevendo o modelo de gestão compartilhada e fluxo de monitoramento e o estabelecimento de plano de comunicação estratégico para divulgação do turismo na região.

Agenda
Dia 30
Serão realizadas duas oficinas voltadas para os gestores municipais no prédio da Prefeitura de Juquiá, localizada à rua Mohamed Said Hedjazi, 42.

Horário: 9 às 12h
Discussão sobre os resultados dos trabalhos desenvolvidos. Entre eles o Diagnóstico da Oferta e Demanda Turística, Estruturas Municipais de Turismo e Plano Estratégico de Comunicação e, estabelecer as diretrizes do PTIR, incluindo princípios, objetivos e estratégias, e debater o direcionamento que deve ser dado aos programas e projetos a serem propostos.

Horário: 14 às 17h
Debate sobre quais serão os projetos de curto, médio e longo prazos propostos pelo PTIR, alinhando as expectativas para as discussões da Oficina com Empreendedores.

Dia 31
Nesta data as oficinas serão voltadas para os empreendedores e serão realizadas na sede do Legado das Águas.
9 às 12hs
Apresentação dos resultados do Diagnóstico e Plano Estratégico de Comunicação, debatendo fragilidades e fortalezas do desenvolvimento turístico da região e validando com os grupos as diretrizes do Plano, incluindo os princípios, objetivos e estratégias.

14 às 17hs
Discussão sobre os programas e projetos sugeridos inicialmente, registrando as sugestões e complementações dos participantes.

Vale reforçar que a participação nas atividades são restritas à representantes do poder público e empreendedores do segmento turístico dos três municípios mencionados.







Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área com sua floresta e rica biodiversidade local vem sendo conservada pela empresa há mais de 50 anos, com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.

Desde 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicas e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

O Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.









Sobre o Instituto Votorantim


O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas investidas em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. 

Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.