Últimas Notícias

HRLB completa 68 anos e é importante referência em saúde do Vale do Ribeira

HRLB completa 68 anos e é importante referência em saúde do Vale do Ribeira


O Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), administrado pelo CONSAÚDE, completa 68 anos de trabalhos prestados na área da saúde no dia 28 de janeiro.

HRLB completa 68 anos e é importante referência em saúde do Vale do Ribeira


O HRLB/CONSAÚDEé uma importante referência em saúde no Vale do Ribeira, atendendo usuários de toda a região e a demanda da Rodovia Régis Bittencourt, que liga os estados de São Paulo e Paraná. 

O hospital atende urgências e emergências e nos ambulatórios as especialidades de cardiologia, nutrologia, cirurgia geral, vascular, clínica médica, dermatologia, infectologia, hepatologia, ginecologia, obstetrícia, mastologia, nefrologia, neurologia, oncologia, proctologia, traumatologia ortopédica, pediatria, neonatologia e urologia. 







Tudo isto sem contar o trabalho da Maternidade, credenciada pela Rede Cegonha e a dedicação dos profissionais do CONSAÚDE.

A humanização é um dos grandes pontos positivos da rotina do HRLB. Diariamente, a Ouvidoria do CONSAÚDE recebe e registra elogios de usuários. 

Os agradecimentos são aos mais diversos setores. A paciente de Eldorado Alexandra Vieira Santos foi atendida na Maternidade. “Agradeço à equipe de médicos pela qual fui atendida na maternidade. Obrigada a todos e que Deus os abençoe”, disse.

O paciente de Registro José Luiz Previditambém elogiou: “A excelente equipe de Controle de Infecção Hospitalar prestou o que de melhor pode se esperar dos profissionais de saúde. 

Parabenizamos a direção do Hospital pelo planejamento e organização”. Também morador de Registro, Hélcio da Silva Conceição teve de passar por atendimento de emergência. “Fui muito bem atendido pela equipe de enfermagem do Pronto Socorro”, falou.

 A moradora de Eldorado Tuany Lara de Souzafoi atendida na Maternidade. “Excelente o atendimento da equipe de médicos ginecologistas. Tive parto normal e fui muito bem atendida. A equipe é maravilhosa”.

De Itariri, VarleiQuerino acompanha a mãe que está internada. “Quero externar minha gratidão e elogiar os enfermeiros deste Hospital, principalmente da ala feminina. Nessa ala só tem anjos”, relatou. Margarida Moreira da Silva, de Eldorado, também agradeceu os profissionais da clínica feminina. 

“Agradeço aos médicos da clínica feminina pelo excelente atendimento prestado a minha mãe”, elogiou.

Os elogios e reclamações podem ser encaminhados para o e-mail ouvidoria@consaude.org.br.

Obras do HRLB

HRLB completa 68 anos e é importante referência em saúde do Vale do Ribeira

O HRLB, para melhor atender à população do Vale do Ribeira, passa ainda por obras de ampliação. No terreno anexo ao Hospital foi construída uma nova edificação com cinco andares. 

A área é de 8.796,08 m², oferecendo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimentos de urgência e emergência, procedimentos cirúrgicos e internações, conforme normas regulamentadoras do Ministério da Saúde e diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde.

O Hospital é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, administrada pelo CONSAÚDE, sendo voltado ao atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e abrangendo os 15 municípios pertencentes à Diretoria Regional de Saúde XII.

 História do HRLB


O HRLB foi construído em Pariquera-Açu, em 1950, pelo governador Adhemar Barros, em terreno doado pela família Zanella, tradicional no município. 

Tratava-se de um hospital de grande porte considerando-se as demandas regionais da época e, desde o início, enfrentou problemas para atrair e fixar profissionais da área médica, por conta da distância da região dos grandes centros. 

Para suprir a falta de técnicos, a saída foi a criação da Escola de Auxiliar de Enfermagem, experiência tão bem sucedida que resultou na implantação do CEFORH – Centro Formador de Recursos Humanos, que funciona até hoje e forma profissionais que atuam no HRLB.

No final da década de 1989 foi criado o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR), entidade que passou a gerenciar as unidades do Governo do Estado na região – o então Hospital Regional Vale do Ribeira (HRVR), Ambulatório de Especialidades e o Instituto Adolfo Lutz.










Diante da necessidade de transformar a ação política em gestão técnica foi instituído, em 2001, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (CONSAÚDE) pelo então prefeito de Registro Samuel Moreira. 

Foi o início de um trabalho dedicado a promover a qualidade no atendimento em saúde nas unidades do Vale do Ribeira e, algum tempo depois, incluindo o Litoral Sul do Estado de São Paulo.  

A partir daí, novos serviços foram implantados no HRLB, como o Anexo Materno-Infantil, a cardiologia, a oncologia, entre outras especialidades. Em pouco tempo, o CONSAÚDE conseguiu ampliar a capacidade de atendimento no HRLB e o leque de serviços especializados.

Atualmente, o HRLB possui um total de 208 leitos, sendo 150 para internação, 9 leitos de UTI adulto, 7 de UTI e 7 de UCI Neonatal, 21 leitos de observação e 10 obstétricos e um total de 1.205 funcionários.