Últimas Notícias

Centro de Eventos, Câmeras Inteligentes e Centro de Capacitação Profissional são novas obras e serviços anunciados para 2018 na Ilha

Centro de Eventos, Câmeras Inteligentes e Centro de Capacitação  Profissional são novas obras e serviços anunciados para 2018 na Ilha

Ilha Comprida – Ao abordar o primeiro ano de seu mandato frente à Prefeitura da Ilha Comprida, o prefeito Geraldino Júnior afirmou que mesmo com a crise financeira – que prejudicou todas as cidades brasileiras em 2017 –  , o município conseguiu superar os desafios e manteve a qualidade dos serviços públicos, a agenda de eventos gratuitos e as obras em andamento.

Para o prefeito, a batalha foi vencida graças ao apoio “irretocável” dos vereadores “que entenderam a situação e, apesar das divergências de opiniões, apoiaram as medidas municipais”;  graças aos comerciantes  que suportaram a crise , à população que compreendeu as mudanças e aos profissionais do município que se desdobraram para fazer o melhor, mesmo com menos recursos.

Evidenciada na queda de receita anual que vinha de 150 para 90 milhões em 2017 , foram necessárias – segundo o prefeito - medidas de impacto como a demissão de quase 400 funcionários e  sistema rígido de gestão que incluiu corte de gastos em todos os setores.






Novas obras, serviços e retomada do crescimento

Para o prefeito, nesse ano 2018, a cidade está pronta para a retomada do crescimento com novos investimentos e serviços em todos os setores, principalmente no turismo, principal atividade econômica.  Para isso – adianta o prefeito - a construção do Centro de Eventos surge como uma das principais obras no setor turístico, já que irá fomentar o turismo de negócios, de eventos e movimentar os setores hoteleiro, de serviços  e comercial da cidade durante o ano inteiro:

“Estaremos preparados para a realização de congressos , feiras, eventos de toda a ordem, shows, tudo isso com economia aos cofres públicos já que não teremos que locar equipamentos e estrutura”.

Realidade, o Centro de Eventos ocupará cerca de dois mil metros quadrados em área anexa ao Espaço Cultural Plínio Marcos , no balneário Adriana. 

O município já conta com autorização para licitação , cujo processo deverá ocorrer nos próximos meses e, após seu início,  acredita-se que a obra seja entregue em 2019. "Escolhemos este local pelo fácil acesso, pela área para estacionamento e pela infraestrutura turística do Parque Candapuí e o Terminal Rodoviário - com todos os seus equipamentos turísticos", explicou o prefeito.

Os esforços pela aproximação entre governo, turistas e serviços foi evidenciada na inauguração, em dezembro, do Centro de Atenção ao Turista (CAT) na Av. Copacabana, 60. 

Mais que atender e colher opiniões e sugestões dos visitantes, o CAT  dará asas à consolidação de uma nova categoria profissional na Ilha : guias e monitores turísticos. No cartão postal da cidade – a  orla requalificada,cuja obra está em fase final - ocorre atualmente a abertura do processo de concorrência pública para a exploração comercial de seus dez quiosques. 

Outra estrutura turística, o Parque Candapuí ,na entrada da cidade, deverá ser inaugurado no primeiro semestre desse ano. Já o projeto de construção do Centro Esportivo e Cultural encontra-se em fase de aprovação pela DADE ,  o que deve acontecer nesse ano.










Ao abordar o calendário anual de eventos, o prefeito anunciou o prosseguimento dos investimentos na realização de diferentes atrações o ano inteiro, inclusive, com a volta da Festança Caiçara, em outubro, em Pedrinhas. “Temos o turismo consolidado no verão e, diferente de outras cidades litorâneas que realizaram seus festivais de verão com cobrança de entrada, nós conseguimos manter nosso produto gratuito. 

Agora, vamos trabalhar pela continuidade da agenda de eventos diversificada, com qualidade e atraente para recebermos turistas, em todas as estações do ano. Esse continua a ser nosso desafio”.

Taxa de Preservação Ambiental 

Segundo Geraldino Júnior, há mais notícias de impacto turístico para 2018 como a implantação da Taxa de Preservação Ambiental , na entrada da cidade, que permitirá maior investimento na limpeza urbana, em campanhas para a conservação do meio ambiente e na área de segurança  , com a implantação das câmeras “Detecta” que identificam placas de veículos com problemas legais : “Essa taxa será muito importante para suportarmos a grande demanda de turistas que exige uma super infraestrutura em todos os serviços básicos. 

Só para se ter uma ideia, hoje, de uma população aproximada de doze mil habitantes, nos deparamos , por exemplo, no réveillon, com 300 mil. Por esse motivo, esses recursos serão fundamentais”, explica.

Profissionalização e geração de renda

De acordo com Geraldino Júnior, outra área que receberá fortes investimentos será a profissionalização de pessoas com a implantação do Centro de Capacitação Profissional, que atenderá em prédio próprio e trabalhará em parceria com  a Sala do Empreendedor, inaugurada em dezembro:“A meta é concentrar todos os cursos profissionalizantes oferecidos pelo município num só lugar para facilitar o acesso à informação das pessoas que buscam qualificação profissional “.

Para 2018, a saúde também terá novidades com a entrega dos novos prédios do Pronto Atendimento Municipal, no balneário Samburá e das Unidades de Saúde da Família dos balneários Meu Recanto e Monte Carlo,  três novos prédios que representarão atendimento médico com espaço físico adequado e maior conforto à população e turistas.  

Na educação, o objetivo é manter a qualidade do ensino com constante aprimoramento dos gestores e professores e a continuidade da diferenciação da merenda escolar , que inclui  cardápio orgânico, com legumes e verduras colhidos na horta municipal.

Desafios  

Geraldino Júnior também destacou que é promissora a possibilidade de autorização da construção da Estrada Parque de ligação  entre Pedrinhas e Boqueirão Sul para desviar os veículos das praias nesse trecho.:” 

Colocamos essa proposta no  plano de manejo e a receptividade na Secretaria do Meio Ambiente foi muito boa . É grande a expectativa que venha a acontecer. 

Existe o compromisso do secretário de nos apoiar e deveremos ter boas notícias até março desse ano”. Considerada vital para regulamentar a ocupação de solo da Ilha Comprida , o Plano de Manejo também é importante para nortear o plano diretor e o plano de mobilidade urbana. 

Imagem da Ilha

Para o prefeito, é fundamental que a população se orgulhe de morar numa área de conservação ambiental , se aproprie dessa riqueza natural ,ajude a cuidar da imagem da Ilha e a auxiliar na fiscalização – acionando os órgãos competentes :”Quanto melhor pudermos divulgar as nossas qualidades , melhor resultado teremos.  Tenho certeza que mais pessoas virão conhecer nossos atrativos naturais e irão querer voltar”.


Geraldino Júnior também destaca a importância das pessoas – em todos os segmentos – conhecerem os atrativos da cidade, sua importância ambiental, suas riquezas culturais para que – junto como poder público – possam contribuir para a divulgação do potencial e todos os atrativos da Ilha:  “Só assim, com essa união de todos os setores  e o conhecimento da importância do turismo, do valor que é atender bem, chegaremos a um  modelo de turismo consciente, que é fundamental para todos”.