Últimas Notícias

Projeto de Educação Fiscal nas Escolas Municipais em Registro-SP

Projeto de Educação Fiscal nas Escolas Municipais em Registro-SP


Em 2.017, pelo 3º ano, a Agência da Receita Federal do Brasil em Registro-SP, através de sua Chefe, Sra Lúcia Maria Seixas de Menezes,  em parceria com a Secretaria de Educação Municipal, cuja Secretária é a Sra Simone Patrícia de Castilho Cunha ,  fez realizar o Projeto de Educação Fiscal nas 40 escolas municipais, atingindo 500 profissionais da área e 5.000 alunos, com o objetivo de promover a Educação Fiscal. 

Foram realizadas 02 ( duas ) Oficinas para os Coordenadores Pedagógicos e Diretores , os quais replicaram em suas escolas aos professores do ensino infantil e fundamental . 

Após, os professores disseminaram os conhecimentos obtidos junto aos alunos . 






Os servidores municipais também realizaram o Curso à Distância de Disseminadores de Educação Fiscal . 

Todos puderam aprender sobre a importância sócio-econômica dos tributos, sobre conceitos de ética e de cidadania. 

Sem os Tributos o Estado não existiria, pois os recursos destinados à sociedade através de bens, serviços e pagamentos dos salários dos servidores, advém da arrecadação dos tributos. 

Neste ano de 2.017, o Ministério da Educação divulgou a Base Nacional Comum Curricular ( BNCC), estabelecendo o que os estudantes devem saber na educação básica, constando a Educação Fiscal como um dos temas transversais a ser trabalhado em todas as disciplinas obrigatórias! 
Registro já saiu na frente com a realização deste projeto . 

Foram idealizados e realizados 02 Concursos : 

Arrecadação de notas fiscais por escola , tendo sido arrecadada um total aproximado de 600.000 notas fiscais, o que em muito aumentará os valores repassados pelo Estado à Prefeitura Municipal, através da arrecadação do ICMS, beneficiando toda a sociedade local. 

Desenhos e Frases sobre o Tema : De onde Vem e Para Onde Vai O Dinheiro Público 

Os vencedores receberam net books, celulares e note books como premiação, através da Receita Federal do Brasil em mercadorias apreendidas . 

O Evento de Encerramento e Premiação ocorreu no mês de Dezembro no Teatro do SESC em Registro-SP e contou com a apresentação do Coral da Alfândega do Porto de Santos e da Banda Municipal .