Últimas Notícias

Prefeitura de Registro-SP inaugura Centro de Controle de Zoonoses


Prefeitura de Registro-SP inaugura Centro de Controle de Zoonoses

No último dia 15/12 a Prefeitura de Registro-SP deu um importante passo no combate ao abandono e aos maus tratos de animais no município com a inauguração do Centro de Controle de Zoonoses. 

Prefeitura de Registro-SP inaugura Centro de Controle de Zoonoses

Equipamento leva o nome do primeiro veterinário concursado do Município, Paulo Henrique Garcia de Alencar, falecido em 2013



“Com a implantação desta Unidade, queremos acabar com o grande problema de animais soltos pelas vias públicas, principalmente os cavalos que, além de representarem risco de acidentes, muitas vezes se encontram sem cuidado algum”, enfatizou o Prefeito Gilson Fantin, durante a inauguração do espaço.








A pedido da Coordenação de Vigilância Sanitária, o Centro de Controle de Zoonoses ganhou o nome do “Dr. Paulo Henrique Garcia de Alencar”, o primeiro médico veterinário concursado da Prefeitura, que trabalhou 23 anos pelo Município antes de falecer em dezembro de 2013. 

“Não cheguei a conviver com o Dr. Paulo, mas só ouvi ótimos relatos sobre ele, não só por sua dedicação no serviço público, mas também por ser uma pessoa muito querida por todos. 

Fico muito feliz em poder fazer esta justa homenagem ao nome dele”, afirmou o Prefeito.

A esposa do Dr. Paulo, Cíntia Valéria de Freitas, o filhoVitor Hugo, a mãe Cecília Garcia e o irmão Carlos Augusto Garcia de Alencar também estiveram presentes na solenidade.

 “Por todo o tempo em que trabalhou na Prefeitura, o Paulo lutou para concretizar esse sonho. Entrou prefeito, saiu prefeito e você, Gilson Fantin, conseguiu implantar o Centro de Zoonoses. 

Tenho certeza, pelo que acredito, que o Paulo está entre nós e muito feliz com essa inauguração”, disse a esposa Cíntia.

A Secretária Municipal de Saúde, Jo Rangel, e o Coordenador da Vigilância Sanitária, Edson Gauglitz, também fizeram questão de elogiar o veterinário homenageado, ressaltando o amor e o respeito dedicado pelo Dr. Paulo aos animais. 

Eles explicaram que o Centro de Controle de Zoonoses irá recolher animais de pequeno e grande porte abandonados no município, como gatos, cachorros, cavalos e bovinos. 

O recolhimento dos animais e as fiscalizações ocorrerão no horário de expediente (8 às 17h). Para o tratamento e alimentação dos animais resgatados, o serviço funcionará 24 horas.

Os proprietários dos animais terão três dias para retira-los mediante pagamento de uma taxa. Caso não procurem nesse período, os cavalos e bovinos irão para leilão e os gatos e cachorros serão colocados para adoção. 

O Centro de Controle de Zoonoses foi implantado na antiga escola municipal do Bairro Bamburral de Baixo, na zona rural do município.