Últimas Notícias

Nota de Falecimento - Tonico Alonso ex-prefeito de Juquiá

Nota de Falecimento - Tonico Alonso ex-prefeito de Juquiá


Noticiamos com pesar o falecimento na data de hoje (26/12) do senhor Tonico Alonso ex-prefeito de Juquiá na região do Vale do Ribeira (SP).

Tonico Alonso estava lutando contra uma hepatite que se agravou, ele fez um transplante do fígado, mas acabou tendo uma pneumonia, oque agravou o levou a morte.

Antonio Alonso foi prefeito de Juquiá entre os anos de 1989 á 1992.






Tonico Alonso foi um dos criadores da Codivar



CODIVAR NASCE PARA MUDAR ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO

O ano era 1989 e os prefeitos iniciavam seus mandatos com bastante fôlego para discutir os problemas comuns e as soluções com o objetivo de estabelecer uma nova realidade para o Vale do Ribeira, região que era conhecida como “a mais pobre do Estado de São Paulo”. A idéia era reunir os municípios com baixos índices de desenvolvimento humano (IDHs) para organizar e promover ações que pudessem mudar a realidade regional e, ao mesmo tempo, ter um instrumento institucional que possibilitasse abrir caminhos junto aos governos estadual e federal. Foi nesse cenário que nasceu o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar), inspirado no modelo do Codivap, consórcio dos municípios do Vale do Paraíba. 

Ao mesmo tempo em que buscavam compreender a contradição de uma região que abriga um dos mais ricos ecossistemas do planeta e os piores indicadores sociais do Estado mais rico da Federação, os prefeitos reunidos no Codivar detectaram que a problemática do setor de saúde era um dos principais entraves ao desenvolvimento do Vale do Ribeira pois 98% da população ainda dependem do serviço público de saúde. E a qualidade do atendimento regional era deficiente.


Foi nessa busca de melhorar o setor de saúde que o Codivar e o Escritório Regional de Saúde (Ersa), então responsável pelas ações da Secretaria de Saúde na região, definiram para o Consórcio a responsabilidade de planejar as ações e gerenciar os recursos da saúde pública na região. 

O consórcio passou a gerenciar inicialmente o Complexo Ambulatorial Regional (CAR), o Laboratório Regional, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e o Hospital Regional do Vale do Ribeira (HRVR). 

O então prefeito de Juquiá, Antonio Alonso, assinou o primeiro convênio com a Secretaria da Saúde e presidiu o consórcio durante um ano e seis meses, sendo reeleito para cumprir o mandato integralmente...


Tonico era um político atuante e querido por todos na região.


O velório do ex-prefeito Tonico Alonso está previsto para acontecer perto da meia-noite, na Vila Olímpica Dondinho, no bairro Vila Florindo em Juquiá.


O enterro deve ocorrer na quarta-feira (27/12), às 15h30, no Cemitério Municipal de Juquiá.

Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos