Últimas Notícias

Saiba quais são as regras básicas de etiqueta para as festas da empresa



Saiba quais são as regras básicas de etiqueta para as festas da empresa


Especialista da área de gestão e negócios do Senac Registro-SP dá algumas dicas para não fazer feio nos eventos corporativos de fim de ano
  
A temporada de confraternizações já começou. Neste período, muitas empresas também entram em clima de festa para comemorar com os funcionários o trabalho realizado ao longo do ano. Apesar de ser um evento descontraído, é importante lembrar-se que o ambiente é corporativo e exige algumas regras de etiqueta.

Por mais informal que seja o momento, é recomendado manter uma boa postura para não causar uma impressão negativa, já que além dos colegas, coordenadores e gestores da empresa também estarão no mesmo ambiente e atentos em cada atitude.






De acordo com Angélica Machado, docente da área de gestão e negócios do Senac Registro-SP,é necessário ter cuidado com brincadeiras, risadas exageradas, excesso de bebidas e roupas extravagantes.“É uma ocasião para se descontrair, comemorar e curtir. Porém, algumas pessoas perdem a tênue linha que divide o divertir do ser inconveniente, e isso pode gerar um mal-estar futuro”, alerta.

Para não prejudicar a imagem profissional nessas festas, evite os excessos, seja na empolgação ouno desinteresse. Se, por um lado, não é indicado rir de maneira descontrolada, também é desaconselhável isolar-se, mostrando descontentamento em estar naquele local.

“Devemos nos atentar, inclusive, nas brincadeiras. O ambiente é de expansão, mas nossa alegria, às vezes, pode extrapolar e invadir a timidez ou zona de conforto alheia. Não cabe a nós exigir que todos divirtam-se conosco e como nós”.

A docente também recomenda evitar assuntos que gerem discussões. “Pule temas polêmicos como religião, futebol e política, pois cada um tem sua opinião e seu ponto de vista. Essas questões podem criar um clima tenso numa festa, em que a intenção é descontrair e compartilhar respeito”, orienta Angélica.

Além disso, é errado aproveitar a situação para fazer fofocas e ficar reparando nos outros. Também fique atento com a proposta do evento. Se não houver indicação clara, não leve acompanhante.

Para causar uma boa impressão, a dica de ouro da docente do Senac Registro é agir com naturalidade e ser cordial. “Sorria, cumprimente as pessoas, saiba escutar e retribua gentilezas. Seja empático, respeite os horários determinados para a festa e não fique apenas no celular”.

O momento também pode ser oportuno para ampliar e fortalecer onetwork. Se a empresa possui muitos funcionários, vale aproveitar para estreitar relacionamentos com quem não se tenha muita proximidade. “Permita-se conhecer pessoas que você não convive em seu cotidiano. Troque informações sucintas e importantes que façam com que você seja lembrado futuramente”, finaliza Angélica.


Portfólio em gestão e negócios

O Senac Registro-SP possui cursos técnicos e de curta duração na área de gestão e negócios. Conheça o portfólio completopeloportal www.sp.senac.br/registro. Outras informações também podem ser adquiridas diretamente na unidade, localizada na Rua Teiti Koki, 105 - Vila Florida.

Informações

Senac Registro-SP
Endereço: Rua Teiti Koki, 105 - Vila Florida

Site:http://www.sp.senac.br/registro