Últimas Notícias

Ilha celebra o Dia da Consciência Negra com Sarau Multicultural “África Brasil”

Ilha celebra o Dia da Consciência Negra com Sarau Multicultural “África Brasil”

Ilha Comprida – O município de Ilha Comprida, por intermédio da Divisão Municipal de Cultura, convida a população para o  Sarau “África Brasil ” na segunda-feira 20/11, às 19 horas, no Espaço Cultural Plínio Marcos, em homenagem ao Dia da Consciência Negra. 

A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, no Nordeste do Brasil. Zumbi, morto em 1695 é símbolo da resistência contra a escravidão no Brasil.

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou integrantes do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial- em um congresso (1978), no contexto da Ditadura Militar - , a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.






Por intermédio da arte e cultura, o  sarau “África Brasil” promoverá uma reflexão acerca dos direitos , a rica contribuição cultural da cultura negra na sociedade e o preconceito que ainda existe no país.  

O Sarau é aberto a todas as pessoas interessadas em mostrar sua arte ao público.  O Espaço Cultural fica na av. São Paulo,1000, no balneário Meu Recanto. Mais informações : (13) 3842 2124.