Últimas Notícias

Deputado Federal Nelson Marquezelli se reúne com produtores do Vale na sede da ABAVAR


Deputado Federal Nelson Marquezelli se reúne com produtores do Vale na sede da ABAVAR


O deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP) esteve em Registro-SP, no último dia 30 de setembro, quando conversou com produtores rurais e também representante da Piscicultura no Vale do Ribeira na Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (ABAVAR). 
Deputado Federal Nelson Marquezelli se reúne com produtores do Vale na sede da ABAVAR

Na ocasião, o político falou sobre como vê o atual cenário dos setores, além do panorama político em níveis estadual e federal.

 Além disso falou sobre a Reforma Trabalhista e de ações que buscam efetivar as leis impostas. Sugeriu aos participantes a utilização do voto consciente nas próximas eleições, principalmente, em políticos comprometidos com a causa ruralista, para que suas reivindicações sejam realmente atendidas.  

Das mãos do presidente da Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira, Valmir Beber, recebeu um documento que descreve a situação da bananicultura na Região.







A bananicultura no Vale do Ribeira representa 82% do PIB da Região gerando riquezas e distribuindo rendas para milhares de trabalhadores em toda a cadeia produtiva regional, porém ainda amarga com leis ambientais que não são condizentes e não aliam conservação à produção agrícola sustentável. 

Este foi um dos pontos discutidos entre o político e produtores rurais que representavam as principais cidades produtoras de banana.

Neste documento, os agricultores também abordam problemas fitossanitários que afligem a produção de banana no Vale do Ribeira que além de afetar a produtividade e a qualidade da frutam oneram o custo de produção, ante a um mercado exigente e competitivo que podem inviabilizar economicante a produção, acarretando perda de quase a totalidade da produção em situações extremas.









“Preocupa-nos a possibilidade de que uma interpretação mais radicalizada da legislação venha inviabilizar essa modalidade de aplicação gerando uma situação prejudicial ao setor como um todo, por se tratar de modadelidade que comprovadamente demanda menos utilização de mão de obra ...”

“A Associação de Bananicultores tem imenso interesse em estimular seus associados a integrarem os programas estatais que visem manejos e tratos que tenham como premissa básica a minimização do risco ambiental e da saúde das pessoas e neste contexto entendemos que a aplicação área  é ferramenta importante que deva ser colocada à disposição dos nossos produtores”.