Últimas Notícias

Programação especial incentiva o aleitamento materno em Registro-SP

Programação especial incentiva o aleitamento materno em Registro-SP

Ação realizada numa parceria entre SESC e Prefeitura de Registro-SP contou com diversas atividades entre os dias 3 e 6 de agosto.
Programação especial incentiva o aleitamento materno em Registro-SP

       
Comemorada desde 1992 em mais de 150 países, a Semana Mundial do Aleitamento Materno contribui significativamente para o aumento dos índices de amamentação e para a redução das taxas de mortalidade infantil com a consequente melhora da saúde da população infantil e materna. 

Programação especial incentiva o aleitamento materno em Registro-SP
Em Registro-SP, a Prefeitura se uniu ao SESC para realizar uma programação especial visando incentivar o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses da criança e criar espaços para o compartilhamento de experiências.






A abertura no dia 3 de agosto contou com mais de 200 pessoas, que assistiram a um vídeo educativo e a uma peça de teatro encenada por agentes comunitários de saúde do Bloco B, um técnico de enfermagem, psicólogo e representante do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). 

Em seguida, foi realizada uma roda de conversa com a participação de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeira, pediatra, assistente social, fonoaudióloga, fisioterapeuta e nutricionista. 

Quatro mães também deram seus depoimentos, revelando as dificuldades no aleitamento e a importância do apoio da equipe de saúde.

A programação do dia encerrou com a oficina de shantala ministrada pela fisioterapeuta Priscila Mandu Morais, que ensinou as mães a realizarem a massagem indiana que ajuda a fortalecer o vínculo com o bebê, essencial para o sucesso da amamentação.

“É importante investir na estratégia de mobilização social, pois contribui para conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a mãe e o bebê e os benefícios que traz para a sociedade”, destaca a médica pediatra Paula Frassinetti Lima de Andrade, articuladora do NASF, que coordenou o evento.

A programação da Semana de Amamentação seguiu até o domingo, 6/08, no SESC, com roda de conversa sobre as experiências no Pós-Parto e Amamentação, oficina de confecção de Almofada para Amamentação, Vivência Acalantos, Brinquedos e Massagens Sonoras para Bebês, intervenção musical Pachamama-Viagem à Terra dos Sons, Feira de Trocas de artigos para gestantes e bebês e aula aberta Vivenciando os Sentidos. 

Também relacionados ao tema, aconteceram os bate-papos “Primeira Infância: que alimentos oferecer?” e “Introdução da Alimentação Complementar”.