Últimas Notícias

Dois anos de Jongo e XII Arraiá Cultural Tiduca!


Dois anos de Jongo e XII Arraiá Cultural Tiduca!

O mês de julho foi de muita alegria para a Associação Grupo Cultural Tiduca

Por Liliana Soares

No dia 14, sexta-feira, foi realizado o evento que comemorou os dois anos da Comunidade Jongueira Tiduca. Tendo o início às 19h, no Terreirão do Rocio e com presenças muito especiais, como a do Mestre TC, fundador da Casa de Cultura Tainã, do Tambores de Aço, que presenteou a Associação Tiduca com uma muda de Baobá, árvore símbolo fundamental da cultura africana. 

Estiveram presentes os padrinhos do Jongo Tiduca, Contra-mestre Messias de Freitas, dos coletivos Jongo da Lapa e Quilombismo, Rio de Janeiro e Mestre André, da Comunidade Jongo Tamandaré, de Guaratinguetá/SP, assim como integrantes da Comunidade Jongo Tamandaré, Jongo Zabelê, de Cubatão/SP, Grupo AfroKetu, do Guarujá/SP e Tambores de Aço de Campinas/SP.




Os tambores ecoaram noite adentro, levando a energia a um ponto imensurável, fazendo com que a festa fique registrada na memória de todos os presentes.

Aproveitando essa energia, no dia 15, sábado, foi realizado na Praça Theodolina Gomes – Tiduca, o XII Arraiá Cultural Tiduca com muitas brincadeiras para as crianças e oficinas culturais no período da tarde e diversas atrações culturais ao cair da noite. Teve oficina de Samba de Roda com mestre Carlos Ferraz e Danças Circulares com Aline Longui, Roda de Capoeira, Dança Africana, com o Grupo AfroKetu (Guarujá/SP), Tambores de Aço (Campinas/SP), Quadrilha infantil e adulta e muito forró com as bandas Iara Trio de Curitiba/PR e Pé no Mangue de Cananéia/SP.

Cerca de 500 pessoas estiveram pela Praça no período da noite, prestigiando o evento, se deliciando nas barracas de comidas típicas e apreciando o artesanato local.


Este ano a Associação Grupo Cultural Tiduca homenageia o Estado da Bahia, trazendo sua cultura e suas cores para a cidade de Cananéia.