Últimas Notícias

Atendimento integral à primeira infância é prioridade na Ilha Comprida

Atendimento integral à primeira infância é prioridade na Ilha Comprida


Ilha Comprida - Os profissionais do Departamento de Desenvolvimento e Ação Social Adolfo Teixeira e Márcia Mantovani participaram , na ultima semana, na capital,  da capacitação do programa Primeira Infância- Criança Feliz, ação conjunta do Ministério  do Desenvolvimento Social e Agrário com o Governo do Estado e Municípios . 

Com início em setembro, o Criança Feliz atenderá 100 crianças na Ilha com idade até 3 anos ou crianças com deficiência.

O Primeira Infância tem o objetivo de focar o desenvolvimento das habilidades e competências nos primeiros anos de vida para que as crianças tenham um futuro melhor e ajudem suas famílias a sair da pobreza.  





O Programa acompanhará cerca de cem gestantes e crianças de zero até três anos de idade, que integram os programas sociais Bolsa Família , Benefício de Prestação Continuada  e as afastadas do ambiente familiar por medida protetiva.

A adesão da Ilha ao programa aconteceu no dia 10/03, na capital, com a presença do prefeito Geraldino  Júnior, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Juliana Peitl, e da psicóloga Isabelle Martins , diretora do Departamento de Desenvolvimento e Ação Social. 

Pelo Programa, quatro visitadores se encarregam de visitas periódicas nas casas assistidas para acompanhar  de perto a rotina da casa nas áreas educacional, saúde e social e, em caso de problemas e dificuldades, buscar ações e soluções conjuntas para resolvê-los.

O prefeito Geraldino Júnior considera de extrema importância o acompanhamento profissional das famílias assistidas para que elas tenham pleno desenvolvimento em todas as áreas e possam sair da situação de vulnerabilidade social.  

A presidente do FSS da Ilha, Juliana Peitl, considera que o Programa cria condições para que eventuais problemas dentro das casas sejam sanados e as crianças e suas famílias possam ter o melhor desenvolvimento possível.