Últimas Notícias

Nova abordagem aos moradores de rua em Iguape


Nova abordagem aos moradores de rua em Iguape

Nos dias 17 e 21 de julho, equipes da Assistência Social (Departamento Municipal de Assistência e Promoção Social/CRAS) e da Saúde (CAPS) da Prefeitura de Iguape realizaram uma nova abordagem social à população de rua.

Nova abordagem aos moradores de rua em Iguape
Na ocasião, os lugares visitados foram a Orla do Mar Pequeno, Santa Casa, Rodoviária, Quadra Coberta do Bairro do Rocio e um imóvel abandonado na Avenida Nossa Senhora do Rocio.

Na Santa Casa foram localizados apenas dois moradores, que já haviam sido cadastrados na primeira abordagem. Já no imóvel abandonado do Bairro do Rocio foi encontrado um casal residindo.

Uma tentativa de abordagem mostrou-se frustrada, devido a agressividade do morador de rua que se encontra acampado há tempos em frente a um imóvel da Avenida Adhemar de Barros.






Importante salientar que a atribuição da Assistência Social, no que diz respeito aos moradores de rua, envolve a localização de parentes, de maneira a promover o reestabelecimento dos vínculos familiares, o que nem sempre é aceito ou mesmo o desejo de uma ou até de ambas as partes.

Busca-se também possibilitar condições de acesso à rede de serviços e benefícios assistenciais, o que é orientado no momento da abordagem.

É importante o trabalho conjunto com o CAPS, já que o órgão propicia a oportunidade aos moradores de rua de realizarem o tratamento na unidade ou, por outra, serem encaminhados para clinicas que tratam a dependência química.

Em ambos os casos a pessoa precisa querer mudar, ter alguma perspectiva de vida ou um projeto, e para isto há necessidade da colaboração familiar, o que não ocorre de imediato.


A abordagem dos moradores de rua contou com o apoio da Polícia Militar.